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Pensar em mudanças de hábitos em tempos de pandemia

Pensar em mudanças de hábitos em tempos de pandemia

Dica semanal da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional do TCE-GO

  • person Alexandre Alfaix de Assis
  • schedule 09/11/2020
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Esse momento que estamos vivendo pode indicar uma ressignificação dos padrões de consumo dos brasileiros. Apenas 24% dos brasileiros praticam o consumo consciente, segundo o Instituto Akatu, como a maior parte das pessoas estava passando mais tempo dentro de casa, houve um aumento do uso de água, de energia elétrica e também na geração de resíduos.

Seguem algumas dicas de fácil adesão: ”Aproveitar o máximo de luz solar para iluminação, retirar os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados, pois eles consomem energia mesmo desligados, fechar a torneira ao escovar os dentes e ensaboar as louças e aproveitar a água usada da máquina de lavar roupas”. São simples dicas que, ao longo prazo, fazem grande diferença nas contas da casa e no meio ambiente. 

No cenário de pandemia, no qual as pessoas fazem grandes compras para evitarem frequentes idas ao supermercado, O Instituto Akatu aponta a importância do planejamento das compras. ”Além das pessoas não comprarem em excesso, evitando ficar tentadas a possíveis promoções de produtos desnecessários, elas acabam comprando apenas o que precisam e vão se deslocar menos”. Também explica que é necessário refletir a respeito da quantidade de resíduos usados e qual a melhor forma de reduzi-los, reutilizá-los e reciclá-los.

“A gente pode dizer que, entre as muitas mudanças que estão acontecendo é possível que algumas perdurem. Uma tendência forte que está acontecendo é o home office, o trabalho remoto, evitando o deslocamento até o trabalho, reduzindo gasto de transporte e, ao mesmo tempo, reduzindo suas emissões”.

Outros pontos de vista proporcionados pela pandemia são: o estilo de vida de consumir entre as pessoas. ”As pessoas estão vendo que o que elas fazem afeta os outros e o que os outros fazem afeta elas também, e essa visão pode ser associada com uma economia compartilhada, ou seja, os interesses estão relacionados”, explica o analista do Instituto. 

Entretanto a exposição ao mercado digital favorece mais as compras online, que são facilitadas pelos cliques que diminuem o tempo de decisão sobre a compra, o que pode favorecer um gatilho para aqueles que já tinham um comportamento de consumir de maneira exagerada e impensada.

Para aqueles que mantêm o consumo compulsivo ainda que no digital, algumas estratégias: ”Reduzir o acesso aos sites de compra, não deixar salvo o número do cartão para aumentar o tempo de decisão da compra, refazer o planejamento financeiro para verificar as verdadeiras necessidades, pedir ajuda das pessoas para o controle financeiro, realizar práticas de relaxamento ou outras atividades que garantem o seu bem-estar para além das telas e também fazer terapia”. 

Fonte: http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/?p=25106

Ilustração: Bárbara Soares, estagiária (convênio TCE-GO/CIEE/PUC-GO)

Pensar em mudanças de hábitos em tempos de pandemia
Dica semanal da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional do TCE-GO
Por $nomeUsuarioPubli

Esse momento que estamos vivendo pode indicar uma ressignificação dos padrões de consumo dos brasileiros. Apenas 24% dos brasileiros praticam o consumo consciente, segundo o Instituto Akatu, como a maior parte das pessoas estava passando mais tempo dentro de casa, houve um aumento do uso de água, de energia elétrica e também na geração de resíduos.

Seguem algumas dicas de fácil adesão: ”Aproveitar o máximo de luz solar para iluminação, retirar os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados, pois eles consomem energia mesmo desligados, fechar a torneira ao escovar os dentes e ensaboar as louças e aproveitar a água usada da máquina de lavar roupas”. São simples dicas que, ao longo prazo, fazem grande diferença nas contas da casa e no meio ambiente. 

No cenário de pandemia, no qual as pessoas fazem grandes compras para evitarem frequentes idas ao supermercado, O Instituto Akatu aponta a importância do planejamento das compras. ”Além das pessoas não comprarem em excesso, evitando ficar tentadas a possíveis promoções de produtos desnecessários, elas acabam comprando apenas o que precisam e vão se deslocar menos”. Também explica que é necessário refletir a respeito da quantidade de resíduos usados e qual a melhor forma de reduzi-los, reutilizá-los e reciclá-los.

“A gente pode dizer que, entre as muitas mudanças que estão acontecendo é possível que algumas perdurem. Uma tendência forte que está acontecendo é o home office, o trabalho remoto, evitando o deslocamento até o trabalho, reduzindo gasto de transporte e, ao mesmo tempo, reduzindo suas emissões”.

Outros pontos de vista proporcionados pela pandemia são: o estilo de vida de consumir entre as pessoas. ”As pessoas estão vendo que o que elas fazem afeta os outros e o que os outros fazem afeta elas também, e essa visão pode ser associada com uma economia compartilhada, ou seja, os interesses estão relacionados”, explica o analista do Instituto. 

Entretanto a exposição ao mercado digital favorece mais as compras online, que são facilitadas pelos cliques que diminuem o tempo de decisão sobre a compra, o que pode favorecer um gatilho para aqueles que já tinham um comportamento de consumir de maneira exagerada e impensada.

Para aqueles que mantêm o consumo compulsivo ainda que no digital, algumas estratégias: ”Reduzir o acesso aos sites de compra, não deixar salvo o número do cartão para aumentar o tempo de decisão da compra, refazer o planejamento financeiro para verificar as verdadeiras necessidades, pedir ajuda das pessoas para o controle financeiro, realizar práticas de relaxamento ou outras atividades que garantem o seu bem-estar para além das telas e também fazer terapia”. 

Fonte: http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/?p=25106

Ilustração: Bárbara Soares, estagiária (convênio TCE-GO/CIEE/PUC-GO)