Poluição por agrotóxicos
Poluição por agrotóxicos
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA)
- person Cinthya Fleury Ludovico Martins
- schedule 24/01/2020
- Atualizado em 03/02/2020
Onze de janeiro é Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data foi criada para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado e os problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.
Agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações. Os agrotóxicos também podem ser chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos. Quando a aplicação dos agrotóxicos é feita de forma correta, ele não representa risco à saúde humana ou animal.
O grande problema surge quando as regras de uso dos produtos não são obedecidas, por negligência ou por falta de conhecimento. Uso indiscriminado de agrotóxicos pode causar poluição ambiental e gerar impactos significativos a saúde da população.
Atualmente, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Diversos estudos comprovam os malefícios para a saúde humana e ambiental da exposição aos agrotóxicos. Estudiosos da PUC Goiás, publicaram artigo concluindo que a intoxicação por agrotóxicos é um grave problema de saúde pública, que afeta milhares de pessoas, não apenas na zona rural, mas também nos centros urbanos. São muitos os efeitos que esses venenos podem causar ao ser humano, incluindo lesões irreversíveis e mortes.
Estudos mostram que cada dólar gasto com defensivos agrícolas gera um custo de até US$ 1,28 na saúde, somente para tratamento de casos de intoxicação. Desde a década de 1980, foram notificados mais de um milhão de episódios de intoxicação por agrotóxicos no Brasil. A exposição a esses produtos aumenta o risco de câncer, doenças crônicas, além da incidência de aborto e de malformações congênitas. Esses e outros dados foram apresentados e discutidos na audiência pública Isenção Fiscal de Agrotóxicos, realizada em junho de 2019, em Brasília.
A pressão da população por alimentos mais seguros e com menos resíduos tem forçado as grandes redes de supermercados a fiscalizar todos os processos produtivos das frutas e vegetais, que são por eles comprados. Essa nova política de compras tem gerado produtos mais confiáveis e saudáveis para nós, consumidores finais.
Buscar comprar alimentos orgânicos é outra opção. Nos mercados comuns, costumam ser sim bem mais caros do que os convencionais. A melhor forma de adquirir produtos orgânicos é buscando comprar direto de pequenos produtores. Já existem feiras focadas em orgânicos aqui em Goiânia e elas são grandes estímulos para o consumo de alimentos orgânicos de qualidade, a preços acessíveis. Procure saber onde e quando acontecem!
http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0518.pdf
https://www.cultivando.com.br/o-que-sao-agrotoxicos/
Dica do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO
Poluição por agrotóxicos |
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA) |
Por $nomeUsuarioPubli |
03/02/2020 |
Onze de janeiro é Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data foi criada para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado e os problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana. Agrotóxicos são produtos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças, ou plantas daninhas que causam danos às plantações. Os agrotóxicos também podem ser chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos. Quando a aplicação dos agrotóxicos é feita de forma correta, ele não representa risco à saúde humana ou animal. O grande problema surge quando as regras de uso dos produtos não são obedecidas, por negligência ou por falta de conhecimento. Uso indiscriminado de agrotóxicos pode causar poluição ambiental e gerar impactos significativos a saúde da população. Atualmente, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Diversos estudos comprovam os malefícios para a saúde humana e ambiental da exposição aos agrotóxicos. Estudiosos da PUC Goiás, publicaram artigo concluindo que a intoxicação por agrotóxicos é um grave problema de saúde pública, que afeta milhares de pessoas, não apenas na zona rural, mas também nos centros urbanos. São muitos os efeitos que esses venenos podem causar ao ser humano, incluindo lesões irreversíveis e mortes. Estudos mostram que cada dólar gasto com defensivos agrícolas gera um custo de até US$ 1,28 na saúde, somente para tratamento de casos de intoxicação. Desde a década de 1980, foram notificados mais de um milhão de episódios de intoxicação por agrotóxicos no Brasil. A exposição a esses produtos aumenta o risco de câncer, doenças crônicas, além da incidência de aborto e de malformações congênitas. Esses e outros dados foram apresentados e discutidos na audiência pública Isenção Fiscal de Agrotóxicos, realizada em junho de 2019, em Brasília. A pressão da população por alimentos mais seguros e com menos resíduos tem forçado as grandes redes de supermercados a fiscalizar todos os processos produtivos das frutas e vegetais, que são por eles comprados. Essa nova política de compras tem gerado produtos mais confiáveis e saudáveis para nós, consumidores finais. Buscar comprar alimentos orgânicos é outra opção. Nos mercados comuns, costumam ser sim bem mais caros do que os convencionais. A melhor forma de adquirir produtos orgânicos é buscando comprar direto de pequenos produtores. Já existem feiras focadas em orgânicos aqui em Goiânia e elas são grandes estímulos para o consumo de alimentos orgânicos de qualidade, a preços acessíveis. Procure saber onde e quando acontecem! http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0518.pdf https://www.cultivando.com.br/o-que-sao-agrotoxicos/ Dica do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO |