RECICLÁVEL OU NÃO...EIS A QUESTÃO!
RECICLÁVEL OU NÃO...EIS A QUESTÃO!
O papel toalha não possui, em sua composição, fibras que permitam a sua reciclagem e ainda pode estar contaminado quando utilizado para sua higiene ou de seus utensílios.
- person Jaqueline Gonçalves do Nascimento
- schedule 12/11/2021
RECICLÁVEL OU NÃO...EIS A QUESTÃO!
Jaqueline Nascimento
A higienização das mãos é um hábito importante que evita a proliferação de germes e a transmissão de doenças. Tão importante quanto a prática de lavar as mãos, é o ato de secá-las. Secar as mãos da maneira mais segura que se possa imaginar. Não há dúvida que essa é a razão de ser do papel toalha.
Mas, na prática, o item não existe só para isso. Por conta do poder de absorção, o papel toalha empresta sua versatilidade para uma série de tarefas domésticas.
Remover rapidamente um líquido que caiu no chão, ajudar as bebidas a gelarem mais rápido, prolongar a durabilidade de hortaliças, dar um toque final na limpeza dos vidros e até tirar os fiapos do milho.
Mas, afinal de contas, depois de ter tomado qualquer uma dessas ações, qual é o destino correto a ser dado ao papel toalha?
A explicação para não ter mais dúvida e escolher a lixeira NÃO RECICLÁVEL, da próxima vez que for descartar uma folha de papel toalha, está na composição do item. É que depois de molhado o papel toalha perde as propriedades de ser reciclado. Isso acontece porque a separação das fibras de celulose do papel é feita com água e, se o líquido não é capaz de penetrar no papel e enfraquecer a ligação entre as fibras, não é possível reciclar.
As caixas de pizza, embalagens de lanche e outros papéis engordurados, não podem ser reciclados. O mesmo vale para outros tipos de papel, tais como: carbono, celofane, parafinado, metalizado, laminado, vegetal, papel toalha e papel higiênico. Nenhum desses papéis podem ser reciclados, porque se forem descartados juntamente com papéis recicláveis, podem trazer problemas, comprometendo a qualidade do produto final.
Uma dica para diminuir o consumo é agir com consciência: Para isso, após a lavagem das mãos é importante chacoalhá-las para tirar todo o excesso de água, possibilitando a utilização de apenas UMA ou no máximo DUAS folhas de papel toalha para cada lavagem.
Papel toalha: descarte sempre na lixeira NÃO RECICLÁVEL!!
Dica semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO
Fontes:
https://ufscsustentavel.ufsc.br/2017/08/28/consumo-consciente-faca-valer-o-seu-papel/
https://www.samaetga.com.br/Noticias/Saiba-mais-sobre-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-ser-reciclado--35/
https://portalresiduossolidos.com/reciclagem-de-papel-2/
Ilustração: Jéssica Santos (DiCom/TCE-GO)
![]() |
RECICLÁVEL OU NÃO...EIS A QUESTÃO! |
O papel toalha não possui, em sua composição, fibras que permitam a sua reciclagem e ainda pode estar contaminado quando utilizado para sua higiene ou de seus utensílios. |
Por $nomeUsuarioPubli |
RECICLÁVEL OU NÃO...EIS A QUESTÃO! Jaqueline Nascimento
A higienização das mãos é um hábito importante que evita a proliferação de germes e a transmissão de doenças. Tão importante quanto a prática de lavar as mãos, é o ato de secá-las. Secar as mãos da maneira mais segura que se possa imaginar. Não há dúvida que essa é a razão de ser do papel toalha. Mas, na prática, o item não existe só para isso. Por conta do poder de absorção, o papel toalha empresta sua versatilidade para uma série de tarefas domésticas. Remover rapidamente um líquido que caiu no chão, ajudar as bebidas a gelarem mais rápido, prolongar a durabilidade de hortaliças, dar um toque final na limpeza dos vidros e até tirar os fiapos do milho. Mas, afinal de contas, depois de ter tomado qualquer uma dessas ações, qual é o destino correto a ser dado ao papel toalha? A explicação para não ter mais dúvida e escolher a lixeira NÃO RECICLÁVEL, da próxima vez que for descartar uma folha de papel toalha, está na composição do item. É que depois de molhado o papel toalha perde as propriedades de ser reciclado. Isso acontece porque a separação das fibras de celulose do papel é feita com água e, se o líquido não é capaz de penetrar no papel e enfraquecer a ligação entre as fibras, não é possível reciclar. As caixas de pizza, embalagens de lanche e outros papéis engordurados, não podem ser reciclados. O mesmo vale para outros tipos de papel, tais como: carbono, celofane, parafinado, metalizado, laminado, vegetal, papel toalha e papel higiênico. Nenhum desses papéis podem ser reciclados, porque se forem descartados juntamente com papéis recicláveis, podem trazer problemas, comprometendo a qualidade do produto final. Uma dica para diminuir o consumo é agir com consciência: Para isso, após a lavagem das mãos é importante chacoalhá-las para tirar todo o excesso de água, possibilitando a utilização de apenas UMA ou no máximo DUAS folhas de papel toalha para cada lavagem. Papel toalha: descarte sempre na lixeira NÃO RECICLÁVEL!!
Dica semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO
Fontes: https://ufscsustentavel.ufsc.br/2017/08/28/consumo-consciente-faca-valer-o-seu-papel/ https://www.samaetga.com.br/Noticias/Saiba-mais-sobre-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-ser-reciclado--35/ https://portalresiduossolidos.com/reciclagem-de-papel-2/
Ilustração: Jéssica Santos (DiCom/TCE-GO) |