Agenda 2030: os objetivos da ONU e o Brasil
Agenda 2030: os objetivos da ONU e o Brasil
Dica semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO
- person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
- schedule 16/03/2020
- Atualizado em 22/03/2022
Todo cidadão consciente e preocupado com o futuro da humanidade tem um compromisso arrojado para os próximos anos. Trata-se da Agenda 2030, pactuada por líderes de 193 países, com o objetivo de criar um planeta mais próspero, equitativo e saudável.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) acordados incluem metas em grande diversidade de temas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar, educação, saúde, energia, água, produção e consumo sustentáveis, mudança do clima, dentre muitos outros.
Um grande avanço na construção dessa agenda é o fato de que a maioria dos propósitos definidos se complementa e se reforça, para evitar que o progresso em uma área não ocorra às custas de outra.
Por exemplo, o aumento da produção de alimentos deverá ser feita em sintonia com a gestão responsável dos recursos naturais; a expansão da energia renovável de base hídrica se dará respeitando o abastecimento de água das populações; e a proteção dos oceanos não deve sufocar o crescimento econômico nem o desenvolvimento nas regiões costeiras.
Para o alcance de objetivos tão importantes para a humanidade, os governos, as empresas, as agências de fomento, as instituições públicas, os bancos multilaterais, as entidades científicas e a sociedade civil precisam trabalhar em grande sintonia, reconhecendo a interdependência entre os vários objetivos e desenvolvendo competências e roteiros que os permitam navegar no complexo terreno de formulação e melhoria de políticas e estratégias de implementação.
A Agenda 2030 é aceita por todos e é aplicável a todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento. Um novo padrão de produção deverá emergir, fortemente focado em boas práticas e entrega de valor à sociedade. Agricultura e alimentação já estão sendo marcadas de forma profunda pelas mudanças nos padrões de consumo e produção.
O futuro exigirá produção de maior diversidade de alimentos, com maior densidade nutricional e atributos funcionais, a partir de tecnologias de baixo impacto, poupadoras de recursos naturais. O Brasil tem experiência, capacidade e base inigualável de recursos naturais para responder a essas expectativas, tornando nossas safras essenciais para a segurança alimentar e nutricional da nossa população e do mundo.
https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Agenda 2030: os objetivos da ONU e o Brasil |
Dica semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/03/2022 |
Todo cidadão consciente e preocupado com o futuro da humanidade tem um compromisso arrojado para os próximos anos. Trata-se da Agenda 2030, pactuada por líderes de 193 países, com o objetivo de criar um planeta mais próspero, equitativo e saudável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) acordados incluem metas em grande diversidade de temas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar, educação, saúde, energia, água, produção e consumo sustentáveis, mudança do clima, dentre muitos outros. Um grande avanço na construção dessa agenda é o fato de que a maioria dos propósitos definidos se complementa e se reforça, para evitar que o progresso em uma área não ocorra às custas de outra. Por exemplo, o aumento da produção de alimentos deverá ser feita em sintonia com a gestão responsável dos recursos naturais; a expansão da energia renovável de base hídrica se dará respeitando o abastecimento de água das populações; e a proteção dos oceanos não deve sufocar o crescimento econômico nem o desenvolvimento nas regiões costeiras. Para o alcance de objetivos tão importantes para a humanidade, os governos, as empresas, as agências de fomento, as instituições públicas, os bancos multilaterais, as entidades científicas e a sociedade civil precisam trabalhar em grande sintonia, reconhecendo a interdependência entre os vários objetivos e desenvolvendo competências e roteiros que os permitam navegar no complexo terreno de formulação e melhoria de políticas e estratégias de implementação. A Agenda 2030 é aceita por todos e é aplicável a todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento. Um novo padrão de produção deverá emergir, fortemente focado em boas práticas e entrega de valor à sociedade. Agricultura e alimentação já estão sendo marcadas de forma profunda pelas mudanças nos padrões de consumo e produção. O futuro exigirá produção de maior diversidade de alimentos, com maior densidade nutricional e atributos funcionais, a partir de tecnologias de baixo impacto, poupadoras de recursos naturais. O Brasil tem experiência, capacidade e base inigualável de recursos naturais para responder a essas expectativas, tornando nossas safras essenciais para a segurança alimentar e nutricional da nossa população e do mundo. https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/ |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
01 ago 2025 09:24:44 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Instituto Rui Barbosa inaugura nova sede em Brasília
TCE-GO foi representado na cerimônia pelo conselheiro Saulo Mesquita
31 jul 2025 16:30:23 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
2º Circuito da Transparência terá percursos de 5 e 10 km
Edição de 2025 da corrida de rua do TCE-GO ocorrerá em 20 de setembro
31 jul 2025 12:00:08 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Sumário executivo das Contas do Governador é publicado
Documento resume o relatório técnico referente a 2024
30 jul 2025 13:59:59 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Conselheiro recebe comenda da Ordem do Mérito Anhanguera
Solenidade ocorreu na Praça do Chafariz, na cidade de Goiás