Atricon lança sistemas durante encontro de inteligência artificial
Atricon lança sistemas durante encontro de inteligência artificial
O evento está sendo realizado em Recife (PE) até sexta-feira (2/ago)
- person Leonardo Rocha Miranda
- schedule 01/08/2024
A diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), representada pelo presidente Edilson Silva e pelos vice-presidentes Executivo, Joaquim de Castro Neto, de Relações Político-Institucionais, Cezar Miola, e de Relações Jurídico-Institucionais, Carlos Neves, participou, na manhã desta quinta-feira (1º/ago), da solenidade de abertura do 1° Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas do Brasil, que acontece no Cais do Sertão, em Recife (PE).
Na abertura do encontro o conselheiro Joaquim de Castro, do TCM-GO, lançou as redes de Secretários de Tecnologia da Informação (STI), de Secretários-Gerais de Controle Externo (Seconex) e a Rede de Governança da Atricon. O objetivo principal é aprimorar o controle externo e a gestão pública, promovendo a cooperação, a troca de experiências e a padronização de práticas entre os tribunais de contas do Brasil.
As redes foram institucionalizadas em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB). A Rede Seconex atua para melhorar as práticas de auditoria e padronizar procedimentos. A Rede STI busca elevar a eficiência e a transparência através de ferramentas tecnológicas desenvolvidas internamente. As ferramentas são vistas como meios de potencializar o controle externo de todos os TCs a um custo acessível.
Já a Rede de Governança e Gestão nos TCs foi apresentada como uma iniciativa para aprimorar a boa gestão de recursos, promovendo uma gestão mais ágil e eficiente.
A abertura foi acompanhada por cerca de 500 pessoas entre os que estavam presentes na solenidade e os espectadores da transmissão online feita pela TV TCE-PE.
O encontro, que vai até sexta-feira (2/ago), tem como finalidade fomentar a governança da adoção da inteligência artificial nos tribunais de contas, apresentar os progressos recentes nessas instituições, além de promover um espaço de integração e discussão técnica.
Fonte: Atricon
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Atricon lança sistemas durante encontro de inteligência artificial |
O evento está sendo realizado em Recife (PE) até sexta-feira (2/ago) |
Por $nomeUsuarioPubli |
A diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), representada pelo presidente Edilson Silva e pelos vice-presidentes Executivo, Joaquim de Castro Neto, de Relações Político-Institucionais, Cezar Miola, e de Relações Jurídico-Institucionais, Carlos Neves, participou, na manhã desta quinta-feira (1º/ago), da solenidade de abertura do 1° Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas do Brasil, que acontece no Cais do Sertão, em Recife (PE). Na abertura do encontro o conselheiro Joaquim de Castro, do TCM-GO, lançou as redes de Secretários de Tecnologia da Informação (STI), de Secretários-Gerais de Controle Externo (Seconex) e a Rede de Governança da Atricon. O objetivo principal é aprimorar o controle externo e a gestão pública, promovendo a cooperação, a troca de experiências e a padronização de práticas entre os tribunais de contas do Brasil. As redes foram institucionalizadas em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB). A Rede Seconex atua para melhorar as práticas de auditoria e padronizar procedimentos. A Rede STI busca elevar a eficiência e a transparência através de ferramentas tecnológicas desenvolvidas internamente. As ferramentas são vistas como meios de potencializar o controle externo de todos os TCs a um custo acessível. Já a Rede de Governança e Gestão nos TCs foi apresentada como uma iniciativa para aprimorar a boa gestão de recursos, promovendo uma gestão mais ágil e eficiente. A abertura foi acompanhada por cerca de 500 pessoas entre os que estavam presentes na solenidade e os espectadores da transmissão online feita pela TV TCE-PE. O encontro, que vai até sexta-feira (2/ago), tem como finalidade fomentar a governança da adoção da inteligência artificial nos tribunais de contas, apresentar os progressos recentes nessas instituições, além de promover um espaço de integração e discussão técnica. Fonte: Atricon
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
09 jun 2025 17:31:32 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Gaepe-GO discutiu dificuldades dos municípios em aderir à busca ativa
Reunião também tratou do monitoramento dos planos de educação
09 jun 2025 14:32:50 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Conselheiro participa de Congresso de Direito Econômico
Evento reunirá especialistas e autoridades de todo o país
06 jun 2025 16:21:45 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO faz visita técnica para avaliar projeto de obra em trecho da GO-236
Pontos críticos identificados serão debatidos junto à Goinfra
05 jun 2025 16:53:12 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO sedia treinamento de ética da Agehab
Vice-presidente do Tribunal discursou na abertura do evento