Bucha vegetal é opção ecológica
Bucha vegetal é opção ecológica
Esqueça a esponja sintética e pense na sustentabilidade
- person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
- schedule 24/01/2020
- Atualizado em 22/03/2022
Existem muitas formas de contribuir para um consumo consciente e sustentável. É o caso, por exemplo, da bucha vegetal. É uma fibra natural, derivada da planta Luffa cylindrical, uma trepadeira da mesma família da melancia e do pepino. Essa planta produz um fruto, muito parecido com o pepino e no interior desse fruto é que nasce a esponja fibrosa.
As esponjas sintéticas mais comumente usadas são feitas de poliuretano, a partir do plástico derivado do petróleo, ou seja, não são sustentáveis e quando inutilizadas passam a poluir o meio ambiente, já que não podem ser recicladas.
A bucha natural tem diversos benefícios para sua saúde, para o meio ambiente e para a economia local também. Podem ser utilizadas em qualquer processo de limpeza e substituir a opção comum, por algo muito mais saudável.
Como ela possui uma textura fibrosa, não arranha os objetos e nem a sua pele. É um verdadeiro toque da natureza, macio e confortável para você se manter limpo e livre de bactérias. Outro ponto a favor da bucha vegetal é que ela é 100% natural e biodegradável. Isso quer dizer que é extraída da natureza e se decompõe rapidamente, o que soma pontos na hora de descartá-la.
Mais um grande benefício de fazer escolhas naturais e sustentáveis é estimular o negócio local e a agricultura familiar. Há produtores especializados no cultivo e extração da bucha natural. Comprar esse produto em seu dia a dia é contribuir para o sustento de famílias inteiras, além de valorizar itens nacionais que vêm da nossa terra. Afinal de contas, por que comprar uma opção industrializada e importada, na maioria das vezes, quando você pode ter um produto melhor, mais barato e nacional?
Contar com uma opção sustentável e consciente é determinante para reduzir a quantidade de lixo que produzimos e o impacto de nossas escolhas na natureza. Portanto, considere optar pela bucha natural ou orgânica para ajudá-lo durante a limpeza. Há uma infinidade de possibilidades para a adoção de hábitos mais saudáveis e naturais em diversos segmentos da sua vida, incluindo na hora de cuidar da sua higiene e da limpeza doméstica.
São escolhas simples como essa que fazem uma grande diferença na vida de todos. Essa mudança de hábito e de consumo pode ser o seu compromisso para um 2020 mais sustentável. Experimente!
#useorganico #meucompromisso ambiental #troqueiminhabucha #buchavegetal
Dica semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| Bucha vegetal é opção ecológica |
| Esqueça a esponja sintética e pense na sustentabilidade |
| Por $nomeUsuarioPubli |
| 22/03/2022 |
Existem muitas formas de contribuir para um consumo consciente e sustentável. É o caso, por exemplo, da bucha vegetal. É uma fibra natural, derivada da planta Luffa cylindrical, uma trepadeira da mesma família da melancia e do pepino. Essa planta produz um fruto, muito parecido com o pepino e no interior desse fruto é que nasce a esponja fibrosa. As esponjas sintéticas mais comumente usadas são feitas de poliuretano, a partir do plástico derivado do petróleo, ou seja, não são sustentáveis e quando inutilizadas passam a poluir o meio ambiente, já que não podem ser recicladas. A bucha natural tem diversos benefícios para sua saúde, para o meio ambiente e para a economia local também. Podem ser utilizadas em qualquer processo de limpeza e substituir a opção comum, por algo muito mais saudável. Como ela possui uma textura fibrosa, não arranha os objetos e nem a sua pele. É um verdadeiro toque da natureza, macio e confortável para você se manter limpo e livre de bactérias. Outro ponto a favor da bucha vegetal é que ela é 100% natural e biodegradável. Isso quer dizer que é extraída da natureza e se decompõe rapidamente, o que soma pontos na hora de descartá-la. Mais um grande benefício de fazer escolhas naturais e sustentáveis é estimular o negócio local e a agricultura familiar. Há produtores especializados no cultivo e extração da bucha natural. Comprar esse produto em seu dia a dia é contribuir para o sustento de famílias inteiras, além de valorizar itens nacionais que vêm da nossa terra. Afinal de contas, por que comprar uma opção industrializada e importada, na maioria das vezes, quando você pode ter um produto melhor, mais barato e nacional? Contar com uma opção sustentável e consciente é determinante para reduzir a quantidade de lixo que produzimos e o impacto de nossas escolhas na natureza. Portanto, considere optar pela bucha natural ou orgânica para ajudá-lo durante a limpeza. Há uma infinidade de possibilidades para a adoção de hábitos mais saudáveis e naturais em diversos segmentos da sua vida, incluindo na hora de cuidar da sua higiene e da limpeza doméstica. São escolhas simples como essa que fazem uma grande diferença na vida de todos. Essa mudança de hábito e de consumo pode ser o seu compromisso para um 2020 mais sustentável. Experimente! #useorganico #meucompromisso ambiental #troqueiminhabucha #buchavegetal Dica semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
23 jan 2026 19:02:18 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Terceirização na saúde: projeto do TCE-GO visa fortalecer atuação do Estado
Iniciativa foi apresentada durante reunião do Focco-Go
23 jan 2026 14:08:49 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Alego, DPE-GO e MP-GO recebem Selo Diamante
Entrega da premiação foi realizada na Presidência do TCE-GO
20 jan 2026 10:11:16 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO e UFG discutem criação de curso de pós-graduação
Especialização será dedicada a obras públicas
19 jan 2026 17:55:03 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Primeira Infância segue como prioridade em nova gestão do IRB
Conselheiro do TCE-GO preside colegiado sobre o tema
