Busca ativa escolar é pauta de segunda reunião do Gaepe-GO em 2025
Busca ativa escolar é pauta de segunda reunião do Gaepe-GO em 2025
Preparativos para o Fórum Gaepe-Go também foram debatidos
- person Leonardo Rocha Miranda
- schedule 10/03/2025
O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação em Goiás (Gaepe-GO) realizou nesta segunda-feira (10/mar) sua segunda reunião do ano de 2025 e sua 49ª desde a sua criação. Foram discutidas estratégias para ampliar a adesão e a readesão dos municípios à plataforma Busca Ativa Escolar, garantindo a continuidade das ações de identificação, reintegração e acompanhamento de crianças e adolescentes em risco de evasão e abandono escolar. Também foram debatidas estratégias para garantir a inclusão da educação infantil no planejamento orçamentário.
Daniella Rocha Magalhães, da Unicef Brasil, falou da Busca Ativa Escolar. Trata-se de metodologia desenvolvida pelo Unicef em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O objetivo é monitorar e intervir em casos de alunos fora da escola.
A estratégia é desenvolver um plano de ação, que organiza sistematicamente as etapas necessárias para resgatar e manter os estudantes na escola. Um componente importante é a mobilização da comunidade, que desempenha um papel vital na comunicação ativa e empática com as famílias e setores sociais.
PESQUISA
Em abril de 2021, o Estado de Goiás estabeleceu parceria com o Unicef para utilizar a plataforma. O recurso fornece um sistema integrado de gestão de casos que facilita a identificação, registro e acompanhamento dos estudantes em risco de evasão. Daniella destacou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2023 que apontou todos os estados brasileiros com algum grau de abandono escolar, “mas em Goiás a taxa de evasão é pequena”, destacou.
Ela ressaltou a complexidade do problema de evasão escolar, a importância da multidiciplinidade dos profissionais envolvidos, rede de educação protetiva para os alunos e que garanta a continuidade das ações de identificação, reintegração e acompanhamento de crianças e adolescentes em risco de evasão e abandono escolar.
PREVISÃO DE RECURSOS
A servidora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) Cassyra Lucia Correa Barros Vuolo apresentou estratégias para garantir a inclusão da educação infantil no planejamento orçamentário e previsão de recursos para a educação infantil naquele estado. Ela explicou que o TCE-MT criou a Comissão Permanente de Educação e Cultura para otimizar o planejamento e a execução de políticas educacionais.
Cassyra afirmou que “o acesso a uma educação infantil de qualidade é um direito essencial e deve ser garantido por meio de políticas públicas que assegurem a ampliação do atendimento em creches e pré-escolas”. Ela apresentou as estratégias adotadas pelo Gaepe-MT, mostrou normativas, levantamento de dados, governança colaborativa, pilares estratégicos, planejamento e previsão de recursos, monitoramento eficaz e soluções implementadas em 2024.
VALORIZAÇÃO
Outro ponto levantado no encontro é a valorização dos profissionais da educação e o fortalecimento das condições que garantam o desenvolvimento integral das crianças. Esse compromisso deve estar refletido no planejamento orçamentário, garantindo que a primeira infância seja prioridade na definição dos investimentos públicos, com recursos contínuos e suficientes para a manutenção e expansão da rede de atendimento.
A inclusão de ações específicas para essa etapa nos Planos Plurianuais (PPA) e nas leis orçamentárias anuais é determinante para que as políticas de educação infantil não fiquem vulneráveis a descontinuidades administrativas e avancem de maneira estruturada e duradoura.
FÓRUM GAEPE-GO
Um dos temas em destaque do encontro foi a preparação para o Fórum Gaepe-GO sobre educação municipal, que será realizado no dia 25 de março. O encontro será no Auditório Conselheiro José Sebba, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). As inscrições podem ser feitas no portal de capacitação do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). Clique AQUI.
Os temas abordados serão governança colaborativa, expansão de vagas em creches, busca ativa escolar e estratégias para a inclusão e permanência das crianças nas escolas. O propósito do encontro será apoiar os gestores municipais no fortalecimento da governança educacional e na implementação de políticas baseadas em evidências. Esse apoio ganha mais relevância em razão do início das novas gestões municipais em 2025, com um índice de renovação de 45% dos eleitos no último pleito.
GAEPE-GO
O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Estado de Goiás é uma governança horizontal que reúne gestores dos governos estadual e municipais, órgãos de controle, Sistema de Justiça e sociedade civil. Criado em 2020, os Gaepes são iniciativa do Instituto Articule com cooperação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE/IRB). Instalado em 2020 em Goiás, a iniciativa tem apoio operacional do TCE-GO e do TCM-GO no estado.
Texto: Leonardo Rocha Miranda/Fonte: Gaepe-GO
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| Busca ativa escolar é pauta de segunda reunião do Gaepe-GO em 2025 |
| Preparativos para o Fórum Gaepe-Go também foram debatidos |
| Por $nomeUsuarioPubli |
O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação em Goiás (Gaepe-GO) realizou nesta segunda-feira (10/mar) sua segunda reunião do ano de 2025 e sua 49ª desde a sua criação. Foram discutidas estratégias para ampliar a adesão e a readesão dos municípios à plataforma Busca Ativa Escolar, garantindo a continuidade das ações de identificação, reintegração e acompanhamento de crianças e adolescentes em risco de evasão e abandono escolar. Também foram debatidas estratégias para garantir a inclusão da educação infantil no planejamento orçamentário. Daniella Rocha Magalhães, da Unicef Brasil, falou da Busca Ativa Escolar. Trata-se de metodologia desenvolvida pelo Unicef em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O objetivo é monitorar e intervir em casos de alunos fora da escola. A estratégia é desenvolver um plano de ação, que organiza sistematicamente as etapas necessárias para resgatar e manter os estudantes na escola. Um componente importante é a mobilização da comunidade, que desempenha um papel vital na comunicação ativa e empática com as famílias e setores sociais. PESQUISA Em abril de 2021, o Estado de Goiás estabeleceu parceria com o Unicef para utilizar a plataforma. O recurso fornece um sistema integrado de gestão de casos que facilita a identificação, registro e acompanhamento dos estudantes em risco de evasão. Daniella destacou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2023 que apontou todos os estados brasileiros com algum grau de abandono escolar, “mas em Goiás a taxa de evasão é pequena”, destacou. Ela ressaltou a complexidade do problema de evasão escolar, a importância da multidiciplinidade dos profissionais envolvidos, rede de educação protetiva para os alunos e que garanta a continuidade das ações de identificação, reintegração e acompanhamento de crianças e adolescentes em risco de evasão e abandono escolar. PREVISÃO DE RECURSOS A servidora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) Cassyra Lucia Correa Barros Vuolo apresentou estratégias para garantir a inclusão da educação infantil no planejamento orçamentário e previsão de recursos para a educação infantil naquele estado. Ela explicou que o TCE-MT criou a Comissão Permanente de Educação e Cultura para otimizar o planejamento e a execução de políticas educacionais. Cassyra afirmou que “o acesso a uma educação infantil de qualidade é um direito essencial e deve ser garantido por meio de políticas públicas que assegurem a ampliação do atendimento em creches e pré-escolas”. Ela apresentou as estratégias adotadas pelo Gaepe-MT, mostrou normativas, levantamento de dados, governança colaborativa, pilares estratégicos, planejamento e previsão de recursos, monitoramento eficaz e soluções implementadas em 2024. VALORIZAÇÃO Outro ponto levantado no encontro é a valorização dos profissionais da educação e o fortalecimento das condições que garantam o desenvolvimento integral das crianças. Esse compromisso deve estar refletido no planejamento orçamentário, garantindo que a primeira infância seja prioridade na definição dos investimentos públicos, com recursos contínuos e suficientes para a manutenção e expansão da rede de atendimento. A inclusão de ações específicas para essa etapa nos Planos Plurianuais (PPA) e nas leis orçamentárias anuais é determinante para que as políticas de educação infantil não fiquem vulneráveis a descontinuidades administrativas e avancem de maneira estruturada e duradoura. FÓRUM GAEPE-GO Um dos temas em destaque do encontro foi a preparação para o Fórum Gaepe-GO sobre educação municipal, que será realizado no dia 25 de março. O encontro será no Auditório Conselheiro José Sebba, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). As inscrições podem ser feitas no portal de capacitação do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). Clique AQUI. Os temas abordados serão governança colaborativa, expansão de vagas em creches, busca ativa escolar e estratégias para a inclusão e permanência das crianças nas escolas. O propósito do encontro será apoiar os gestores municipais no fortalecimento da governança educacional e na implementação de políticas baseadas em evidências. Esse apoio ganha mais relevância em razão do início das novas gestões municipais em 2025, com um índice de renovação de 45% dos eleitos no último pleito. GAEPE-GO O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Estado de Goiás é uma governança horizontal que reúne gestores dos governos estadual e municipais, órgãos de controle, Sistema de Justiça e sociedade civil. Criado em 2020, os Gaepes são iniciativa do Instituto Articule com cooperação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE/IRB). Instalado em 2020 em Goiás, a iniciativa tem apoio operacional do TCE-GO e do TCM-GO no estado. Texto: Leonardo Rocha Miranda/Fonte: Gaepe-GO |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
24 jun 2026 16:07:22 calendar_today
person VIVIAN CANDIDA MAIA
TCE-GO e parceiros tratam de iniciativa pela sustentabilidade
Projeto piloto visa reduzir impactos ambientais no Setor Jaó
24 jun 2026 14:01:33 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Consignados: TCE-GO fiscaliza descontos em folha acima do limite legal
Auditoria indica que mais de 3 mil servidores tiveram acima de 70% da remuneração bruta comprometida
23 jun 2026 16:56:42 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO mobiliza servidores para doação de sangue
Iniciativa tem parceria do Hemocentro e reforça a campanha Junho Vermelho
23 jun 2026 14:45:28 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO apresenta Catálogo de Políticas Públicas à Rede Seconex
Encontro de secretários de Controle Externo teve iniciativa do TCE goiano entre os destaques
