Campanha Contas Públicas São da Nossa Conta estimula controle social
Campanha Contas Públicas São da Nossa Conta estimula controle social
Iniciativa é da Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon)
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 16/07/2019
- Atualizado em 23/03/2022
Promovida pela Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) a campanha Contas Públicas São da Nossa Conta visa ampliar o interesse e envolvimento do cidadão brasileiro com os processos de contas públicas no Brasil. Cada vez mais, política e administração pública são legitimadas ou deslegitimadas de acordo com o uso dos recursos públicos.
A campanha foi idealizada para ajudar a formar, dar noções e referências, e gerar cultura de controle social para o cidadão, de maneira a tornar familiar a ele o entendimento da fiscalização e seus processos, o que é ou não válido e ético, o que é regular ou irregular e estar preparado para debates os temas.
No site da campanha é possível acompanhar: notícias do sistema de fiscalização de contas do país, artigos e opiniões sobre o tema, seção de tutoriais e dicas de princípios da fiscalização e como exercê-la, galeria de vídeos e materiais de pesquisa, além de eventuais debates e eventos ao vivo e gravados.
No vídeo gravado abaixo, a conselheira substituta do TCE-MT, Jaqueline Jacobsen, explica como o cidadão pode fazer uma denúncia.
É através da fiscalização feita pelo sistema de contas – Tribunais de Contas municipais, estaduais e da União – que é dado o veredito auditado do verdadeiro uso final do dinheiro aplicado pelo poder público. É nessa instância que as dúvidas são eliminadas, as conferências são feitas e as probidades ou improbidades checadas.
Mas nas democracias modernas torna-se fundamental a participação do cidadão nestes processos, unindo sua curiosidade, seu acompanhamento e sua vigilância com as informações disponíveis nos Portais de Transparência.
É o chamado controle social.
Eventos também serão realizados em diversas regiões do país e faculdades, procurando disseminar a cultura de fiscalização e controle social das contas públicas.
Entidade promotora da campanha
A promotora da campanha é a AUDICON – Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| Campanha Contas Públicas São da Nossa Conta estimula controle social |
| Iniciativa é da Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) |
| Por $nomeUsuarioPubli |
| 23/03/2022 |
Promovida pela Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) a campanha Contas Públicas São da Nossa Conta visa ampliar o interesse e envolvimento do cidadão brasileiro com os processos de contas públicas no Brasil. Cada vez mais, política e administração pública são legitimadas ou deslegitimadas de acordo com o uso dos recursos públicos. A campanha foi idealizada para ajudar a formar, dar noções e referências, e gerar cultura de controle social para o cidadão, de maneira a tornar familiar a ele o entendimento da fiscalização e seus processos, o que é ou não válido e ético, o que é regular ou irregular e estar preparado para debates os temas. No site da campanha é possível acompanhar: notícias do sistema de fiscalização de contas do país, artigos e opiniões sobre o tema, seção de tutoriais e dicas de princípios da fiscalização e como exercê-la, galeria de vídeos e materiais de pesquisa, além de eventuais debates e eventos ao vivo e gravados. No vídeo gravado abaixo, a conselheira substituta do TCE-MT, Jaqueline Jacobsen, explica como o cidadão pode fazer uma denúncia. É através da fiscalização feita pelo sistema de contas – Tribunais de Contas municipais, estaduais e da União – que é dado o veredito auditado do verdadeiro uso final do dinheiro aplicado pelo poder público. É nessa instância que as dúvidas são eliminadas, as conferências são feitas e as probidades ou improbidades checadas. Mas nas democracias modernas torna-se fundamental a participação do cidadão nestes processos, unindo sua curiosidade, seu acompanhamento e sua vigilância com as informações disponíveis nos Portais de Transparência. É o chamado controle social. Eventos também serão realizados em diversas regiões do país e faculdades, procurando disseminar a cultura de fiscalização e controle social das contas públicas. Entidade promotora da campanha A promotora da campanha é a AUDICON – Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas. |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
23 out 2026 10:38:05 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Storytelling, comunicação assertiva e publicidade governamental: conheça as oficinas do Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público
Quatro opções são oferecidas aos participantes. Vagas são limitadas
22 out 2026 14:10:28 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
TCE-GO dá 60 dias para Seduc apresentar plano de ação para corrigir fragilidades detectadas na educação antirracista
Auditoria operacional revelou que materiais didáticos comprados não foram entregues aos estudantes, entre outras fragilidades
21 out 2026 17:24:25 calendar_today
person VIVIAN CANDIDA MAIA
Projeto Diálogo Acadêmico reúne cerca de 70 estudantes universitários no TCE-GO
Turma conheceu a estrutura, atribuições e funcionamento do órgão de controle externo
21 out 2026 15:37:20 calendar_today
person VIVIAN CANDIDA MAIA
Mesa técnica no TCE-GO busca alternativas para viabilizar maternidade pública em Inhumas
TCU, TCM e órgãos estaduais participaram da reunião sobre alteração do objeto de emenda parlamentar
