Diálogo Acadêmico da Qualidade recebe estudantes de Administração da Faculdade Araguaia
Diálogo Acadêmico da Qualidade recebe estudantes de Administração da Faculdade Araguaia
Universitários tiveram oportunidade de conhecer o Sistema de Gestão Integrado do TCE-GO
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 22/11/2019
- Atualizado em 23/03/2022
Aproximar a alta gestão com as várias áreas que compõem uma organização é fundamental para a consolidação do planejamento estratégico organizacional. Com esta ideia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Celmar Rech, realizou a abertura da primieria edição do Diálogo Acadêmico da Qualidade, que recebeu os estudantes de Administração da Faculdade Araguaia nesta quinta-feira (21/nov).
O projeto possui influência do tradicional Diálogo Acadêmico, ao proporcionar a estudantes universitários a oportunidade de conhecer atividades do Tribunal. A iniciativa é da Diretoria de Gestão, Governança e Planejamento (DGPG) e tem como objetivo apresentar o Sistema de Gestão Integrada (SGI) do TCE-GO, o qual compreende a gestão de qualidade e ambiental.
Na abertura o encontro, Celmar Rech, abordou a importância da competência de liderança do gestor na articulação de um trabalho integrado com diferentes áreas. “É necessário construir uma dialética institucional a favor da instituição”, enfatizou o presidente. Ele também apresentou o histórico das certificações ISO 9001 e 14001, iniciado em 2017 com a implementação das exigências das normas, até chegar à certificação no ano passado e à manutenção dos certificados neste ano.
Sistema de Gestão Integrado
O SGI foi tema da apresentação do diretor de Governança, Planejamento e Gestão, Bruno Batista Luz. O gestor tratou do processo de funcionamento do sistema, composto por fatores como o propósito da instituição, a alta direção, inovação, mecanismo de controle e evidências. O resultado da implementação do sistema confirma, para Bruno, a transição de uma gestão baseada em narrativas para uma gestão fundamentada em evidências.
A política do SGI busca o aperfeiçoamento do controle externo e contribuir para a gestão de políticas e dos recursos públicos, em benefício da sociedade. Bruno Batista explica que este sistema se compromete com a realização de cinco principais atividades: melhoria contínua do SGI; fomento do desenvolvimento de servidores e colaboradores; controle de processos, produtos e serviços; atendimento aos requisitos legais e; proteção ao meio ambiente.
Sistema de Gestão de Fiscalização
Em seguida, o secretário de Controle Externo, Vitor Gobato, explicou sobre o Sistema de Gestão de Fiscalização (SGF) do Tribunal, ferramenta que contribui no gerenciamento das auditorias realizadas pela Corte. Para os trabalhos de fiscalização do TCE-GO, o gestor destacou o Plano de Fiscalização, que norteia a atuação de controle externo, e também, o Plano Diretor, documento que possibilita a articulação interna alinhada aos objetivos estratégicos da Corte.
ISO 14001:2015
O secretário administrativo do TCE-GO, Cássio Resende, falou sobre a gestão de qualidade com foco na sustentabilidade, questão fundamentada na certificação ISO 14001:2015. O certificado é uma ferramenta utilizada para identificar, priorizar e gerenciar os riscos ambientais como parte das práticas operacionais da organização. A essência das exigências relacionadas à ISO 14001 é baseada, conforme destacado por Cássio, na promoção de mudança comportamental e cultural.
Por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as dependências do Tribunal, com a coordenação da servidora da DGPG Juliana de Oliveira Kava.
Confira as fotos no Flickr.
Texto: Lucas Afonso (Estagiário – Convênio TCE-GO/CIEE/UFG).
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
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Diálogo Acadêmico da Qualidade recebe estudantes de Administração da Faculdade Araguaia |
Universitários tiveram oportunidade de conhecer o Sistema de Gestão Integrado do TCE-GO |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
Aproximar a alta gestão com as várias áreas que compõem uma organização é fundamental para a consolidação do planejamento estratégico organizacional. Com esta ideia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Celmar Rech, realizou a abertura da primieria edição do Diálogo Acadêmico da Qualidade, que recebeu os estudantes de Administração da Faculdade Araguaia nesta quinta-feira (21/nov). O projeto possui influência do tradicional Diálogo Acadêmico, ao proporcionar a estudantes universitários a oportunidade de conhecer atividades do Tribunal. A iniciativa é da Diretoria de Gestão, Governança e Planejamento (DGPG) e tem como objetivo apresentar o Sistema de Gestão Integrada (SGI) do TCE-GO, o qual compreende a gestão de qualidade e ambiental. Na abertura o encontro, Celmar Rech, abordou a importância da competência de liderança do gestor na articulação de um trabalho integrado com diferentes áreas. “É necessário construir uma dialética institucional a favor da instituição”, enfatizou o presidente. Ele também apresentou o histórico das certificações ISO 9001 e 14001, iniciado em 2017 com a implementação das exigências das normas, até chegar à certificação no ano passado e à manutenção dos certificados neste ano. Sistema de Gestão Integrado O SGI foi tema da apresentação do diretor de Governança, Planejamento e Gestão, Bruno Batista Luz. O gestor tratou do processo de funcionamento do sistema, composto por fatores como o propósito da instituição, a alta direção, inovação, mecanismo de controle e evidências. O resultado da implementação do sistema confirma, para Bruno, a transição de uma gestão baseada em narrativas para uma gestão fundamentada em evidências. A política do SGI busca o aperfeiçoamento do controle externo e contribuir para a gestão de políticas e dos recursos públicos, em benefício da sociedade. Bruno Batista explica que este sistema se compromete com a realização de cinco principais atividades: melhoria contínua do SGI; fomento do desenvolvimento de servidores e colaboradores; controle de processos, produtos e serviços; atendimento aos requisitos legais e; proteção ao meio ambiente. Sistema de Gestão de Fiscalização Em seguida, o secretário de Controle Externo, Vitor Gobato, explicou sobre o Sistema de Gestão de Fiscalização (SGF) do Tribunal, ferramenta que contribui no gerenciamento das auditorias realizadas pela Corte. Para os trabalhos de fiscalização do TCE-GO, o gestor destacou o Plano de Fiscalização, que norteia a atuação de controle externo, e também, o Plano Diretor, documento que possibilita a articulação interna alinhada aos objetivos estratégicos da Corte. ISO 14001:2015 O secretário administrativo do TCE-GO, Cássio Resende, falou sobre a gestão de qualidade com foco na sustentabilidade, questão fundamentada na certificação ISO 14001:2015. O certificado é uma ferramenta utilizada para identificar, priorizar e gerenciar os riscos ambientais como parte das práticas operacionais da organização. A essência das exigências relacionadas à ISO 14001 é baseada, conforme destacado por Cássio, na promoção de mudança comportamental e cultural. Por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as dependências do Tribunal, com a coordenação da servidora da DGPG Juliana de Oliveira Kava.
Confira as fotos no Flickr.
Texto: Lucas Afonso (Estagiário – Convênio TCE-GO/CIEE/UFG). |
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