Diálogo Acadêmico da Qualidade recebe estudantes de Administração da Faculdade Araguaia

Universitários tiveram oportunidade de conhecer o Sistema de Gestão Integrado do TCE-GO

• schedule 22/11/2019

Aproximar a alta gestão com as várias áreas que compõem uma organização é fundamental para a consolidação do planejamento estratégico organizacional. Com esta ideia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Celmar Rech, realizou a abertura da primieria edição do Diálogo Acadêmico da Qualidade, que recebeu os estudantes de Administração da Faculdade Araguaia nesta quinta-feira (21/nov).

O projeto possui influência do tradicional Diálogo Acadêmico, ao proporcionar a estudantes universitários a oportunidade de conhecer atividades do Tribunal. A iniciativa é da Diretoria de Gestão, Governança e Planejamento (DGPG) e tem como objetivo apresentar o Sistema de Gestão Integrada (SGI) do TCE-GO, o qual compreende a gestão de qualidade e ambiental.

Na abertura o encontro, Celmar Rech, abordou a importância da competência de liderança do gestor na articulação de um trabalho integrado com diferentes áreas. “É necessário construir uma dialética institucional a favor da instituição”, enfatizou o presidente. Ele também apresentou o histórico das certificações ISO 9001 e 14001, iniciado em 2017 com a implementação das exigências das normas, até chegar à certificação no ano passado e à manutenção dos certificados neste ano.

Sistema de Gestão Integrado

O SGI foi tema da apresentação do diretor de Governança, Planejamento e Gestão, Bruno Batista Luz. O gestor tratou do processo de funcionamento do sistema, composto por fatores como o propósito da instituição, a alta direção, inovação, mecanismo de controle e evidências. O resultado da implementação do sistema confirma, para Bruno, a transição de uma gestão baseada em narrativas para uma gestão fundamentada em evidências.

A política do SGI busca o aperfeiçoamento do controle externo e contribuir para a gestão de políticas e dos recursos públicos, em benefício da sociedade. Bruno Batista explica que este sistema se compromete com a realização de cinco principais atividades: melhoria contínua do SGI; fomento do desenvolvimento de servidores e colaboradores; controle de processos, produtos e serviços; atendimento aos requisitos legais e; proteção ao meio ambiente.

Sistema de Gestão de Fiscalização

Em seguida, o secretário de Controle Externo, Vitor Gobato, explicou sobre o Sistema de Gestão de Fiscalização (SGF) do Tribunal, ferramenta que contribui no gerenciamento das auditorias realizadas pela Corte. Para os trabalhos de fiscalização do TCE-GO, o gestor destacou o Plano de Fiscalização, que norteia a atuação de controle externo, e também, o Plano Diretor, documento que possibilita a articulação interna alinhada aos objetivos estratégicos da Corte.

ISO 14001:2015

O secretário administrativo do TCE-GO, Cássio Resende, falou sobre a gestão de qualidade com foco na sustentabilidade, questão fundamentada na certificação ISO 14001:2015.  O certificado é uma ferramenta utilizada para identificar, priorizar e gerenciar os riscos ambientais como parte das práticas operacionais da organização.  A essência das exigências relacionadas à ISO 14001 é baseada, conforme destacado por Cássio, na promoção de mudança comportamental e cultural.

Por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as dependências do Tribunal, com a coordenação da servidora da DGPG Juliana de Oliveira Kava.

Confira as fotos no Flickr.

Texto: Lucas Afonso (Estagiário – Convênio TCE-GO/CIEE/UFG).

Sistema de Gestão Integrado

Sistema de Gestão de Fiscalização

ISO 14001:2015

Confira as fotos no Flickr.

Texto: Lucas Afonso (Estagiário – Convênio TCE-GO/CIEE/UFG).