Exercício evacuação envolveu 400 pessoas no TCE-GO

Atividade mobilizou todo o Tribunal na manhã desta sexta-feira

• person Alexandre Alfaix de Assis
  • schedule 14/09/2018

Três minutos. Esse foi o tempo cronometrado pela equipe da Brigada de Emergência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) para a evacuação total do prédio durante o exercício realizado na manhã de hoje (14/set), envolvendo mais de 400 pessoas, incluindo servidores, prestadores de serviço e visitantes. Para o coordenador geral da equipe, Gilney da Costa Vaz, o resultado foi considerado satisfatório, tendo em vista a participação de todos. Ele ressaltou o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e da Assistência Policial Militar do TCE durante a prática.

O exercício será repetido a cada seis meses e tem como objetivo a preparação e organização dos meios existentes para garantir a salvaguarda das pessoas em caso de ocorrência de uma situação perigosa, como princípios de incêndio, sinistro e ameaças externas. Ao todo, são 48 brigadistas, que vêm recebendo treinamentos desde a criação da Brigada, também chamada de Brigada de Incêndio, em julho deste ano.

Minutos antes de soar a sirene, que ocorreu às 9 horas em ponto, uma situação inusitada ocorreu no átrio do Tribunal, que foi a presença das crianças da CEI Suely Paschoal, que resolveram fazer uma visita à exposição do cerrado bem nesse horário. Foi solicitada sua saída antes mesmo de acionar o aviso sonoro, a partir do qual os brigadistas se deslocaram ao ponto de concentração e foram distribuídos para atuarem no exercício.

Também chamou a atenção a simulação de uma pessoa em atendimento no pé de uma das escadas de fuga. Ela recebeu os primeiros socorros e foi prontamente levada para atendimento.

A evacuação levou em consideração procedimentos padrões de segurança como a proibição do uso de elevadores, priorização na evacuação dos andares superiores, presença dos brigadistas nos corredores, conferência das salas, uso de “fila indiana” pelo lado direito, utilizando o corrimão de apoio para que o lado esquerdo ficasse desobstruído para eventual subida de socorristas, dentre outros.

Ao final do exercício, o comandante de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), sargento Corival Oliveira, apontou alguns itens que precisam ser aprimorados pela Brigada do TCE-GO. Para ele, a evacuação foi bem-sucedida, mas sugeriu que se utilizem mais pontos de saída, que a concentração dos servidores deveria ficar mais distante do prédio, fez observações quanto ao posicionamento dos brigadistas na orientação dos servidores e à necessidade de verificação da presença de pessoas em todas as salas, inclusive os banheiros.

Também estavam assessorando a equipe da brigada os sargentos do CBM-GO Eugênio Rigonato e Cleuciano Lemes.

Veja mais fotos do exercício no Flickr do Tribunal.

Confira como trabalhou a equipe da Brigada.