Exercício evacuação envolveu 400 pessoas no TCE-GO
Exercício evacuação envolveu 400 pessoas no TCE-GO
Atividade mobilizou todo o Tribunal na manhã desta sexta-feira
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 14/09/2018
- Atualizado em 22/03/2022
Três minutos. Esse foi o tempo cronometrado pela equipe da Brigada de Emergência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) para a evacuação total do prédio durante o exercício realizado na manhã de hoje (14/set), envolvendo mais de 400 pessoas, incluindo servidores, prestadores de serviço e visitantes. Para o coordenador geral da equipe, Gilney da Costa Vaz, o resultado foi considerado satisfatório, tendo em vista a participação de todos. Ele ressaltou o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e da Assistência Policial Militar do TCE durante a prática.
O exercício será repetido a cada seis meses e tem como objetivo a preparação e organização dos meios existentes para garantir a salvaguarda das pessoas em caso de ocorrência de uma situação perigosa, como princípios de incêndio, sinistro e ameaças externas. Ao todo, são 48 brigadistas, que vêm recebendo treinamentos desde a criação da Brigada, também chamada de Brigada de Incêndio, em julho deste ano.
Minutos antes de soar a sirene, que ocorreu às 9 horas em ponto, uma situação inusitada ocorreu no átrio do Tribunal, que foi a presença das crianças da CEI Suely Paschoal, que resolveram fazer uma visita à exposição do cerrado bem nesse horário. Foi solicitada sua saída antes mesmo de acionar o aviso sonoro, a partir do qual os brigadistas se deslocaram ao ponto de concentração e foram distribuídos para atuarem no exercício.
Também chamou a atenção a simulação de uma pessoa em atendimento no pé de uma das escadas de fuga. Ela recebeu os primeiros socorros e foi prontamente levada para atendimento.
A evacuação levou em consideração procedimentos padrões de segurança como a proibição do uso de elevadores, priorização na evacuação dos andares superiores, presença dos brigadistas nos corredores, conferência das salas, uso de “fila indiana” pelo lado direito, utilizando o corrimão de apoio para que o lado esquerdo ficasse desobstruído para eventual subida de socorristas, dentre outros.
Ao final do exercício, o comandante de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), sargento Corival Oliveira, apontou alguns itens que precisam ser aprimorados pela Brigada do TCE-GO. Para ele, a evacuação foi bem-sucedida, mas sugeriu que se utilizem mais pontos de saída, que a concentração dos servidores deveria ficar mais distante do prédio, fez observações quanto ao posicionamento dos brigadistas na orientação dos servidores e à necessidade de verificação da presença de pessoas em todas as salas, inclusive os banheiros.
Também estavam assessorando a equipe da brigada os sargentos do CBM-GO Eugênio Rigonato e Cleuciano Lemes.
Veja mais fotos do exercício no Flickr do Tribunal.
Confira como trabalhou a equipe da Brigada.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Exercício evacuação envolveu 400 pessoas no TCE-GO |
Atividade mobilizou todo o Tribunal na manhã desta sexta-feira |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/03/2022 |
Três minutos. Esse foi o tempo cronometrado pela equipe da Brigada de Emergência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) para a evacuação total do prédio durante o exercício realizado na manhã de hoje (14/set), envolvendo mais de 400 pessoas, incluindo servidores, prestadores de serviço e visitantes. Para o coordenador geral da equipe, Gilney da Costa Vaz, o resultado foi considerado satisfatório, tendo em vista a participação de todos. Ele ressaltou o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e da Assistência Policial Militar do TCE durante a prática. O exercício será repetido a cada seis meses e tem como objetivo a preparação e organização dos meios existentes para garantir a salvaguarda das pessoas em caso de ocorrência de uma situação perigosa, como princípios de incêndio, sinistro e ameaças externas. Ao todo, são 48 brigadistas, que vêm recebendo treinamentos desde a criação da Brigada, também chamada de Brigada de Incêndio, em julho deste ano. Minutos antes de soar a sirene, que ocorreu às 9 horas em ponto, uma situação inusitada ocorreu no átrio do Tribunal, que foi a presença das crianças da CEI Suely Paschoal, que resolveram fazer uma visita à exposição do cerrado bem nesse horário. Foi solicitada sua saída antes mesmo de acionar o aviso sonoro, a partir do qual os brigadistas se deslocaram ao ponto de concentração e foram distribuídos para atuarem no exercício. Também chamou a atenção a simulação de uma pessoa em atendimento no pé de uma das escadas de fuga. Ela recebeu os primeiros socorros e foi prontamente levada para atendimento. A evacuação levou em consideração procedimentos padrões de segurança como a proibição do uso de elevadores, priorização na evacuação dos andares superiores, presença dos brigadistas nos corredores, conferência das salas, uso de “fila indiana” pelo lado direito, utilizando o corrimão de apoio para que o lado esquerdo ficasse desobstruído para eventual subida de socorristas, dentre outros. Ao final do exercício, o comandante de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), sargento Corival Oliveira, apontou alguns itens que precisam ser aprimorados pela Brigada do TCE-GO. Para ele, a evacuação foi bem-sucedida, mas sugeriu que se utilizem mais pontos de saída, que a concentração dos servidores deveria ficar mais distante do prédio, fez observações quanto ao posicionamento dos brigadistas na orientação dos servidores e à necessidade de verificação da presença de pessoas em todas as salas, inclusive os banheiros. Também estavam assessorando a equipe da brigada os sargentos do CBM-GO Eugênio Rigonato e Cleuciano Lemes. Veja mais fotos do exercício no Flickr do Tribunal. Confira como trabalhou a equipe da Brigada.
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 abr 2025 15:50:44 calendar_today
person Fabiana Bettini e Souza de Rezende Baiochi
Comitê Técnico da Primeira Infância discute auditoria e eventos
Reunião foi realizada por vídeo chamada nesta terça-feira
15 abr 2025 13:36:23 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Sistema de gestão do TCE-GO mostrado em reunião da Atricon
As rotinas do SGI, baseadas em certificações ISO foram apresentadas em encontro da Rede de Secretários de Governança e Gestão dos Tribunais de Contas (Rede SGG)
15 abr 2025 13:35:06 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Auditorias de obras públicas são destaques em evento da PF
Normativos do Ibraop foram apresentados durante o 11° Seminário de Perícias de Engenharia
14 abr 2025 16:00:30 calendar_today
person Heloisa Rodrigues de Lima
Gaepe-GO revisa e encaminha deliberações do seu primeiro Fórum
Transferência de sexta e sétima séries de rede estadual para municípios foi objeto de debates