Gaepe-GO prepara novo questionário sobre as dificuldades de conectividade
Gaepe-GO prepara novo questionário sobre as dificuldades de conectividade
Segundo encontro definiu evento para gestores educacionais
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 12/02/2021
- Atualizado em 23/03/2022
O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás (Gaepe-GO) realizou na tarde desta quinta-feira (11/fev) seu segundo encontro em 2021. A primeira pauta do dia foi a proposta preliminar do novo questionário para aprofundar o conhecimento das dificuldades de conectividade junto aos novos gestores da educação municipal. O tema foi apresentado pelo auditor do TCM-GO Roberto Coutinho. O objetivo é atingir todos os 246 municípios de Goiás, possibilitando identificar as dificuldades de conectividade enfrentadas por alunos e professores nas redes públicas estadual e municipais. A proposta é de um questionário sucinto e de fácil preenchimento, focado no retorno das aulas presenciais e híbridas nas escolas.
O outro item debatido foi a realização de um evento com os gestores municipais eleitos em 2021. O público-alvo inclui prefeitos, vereadores, secretários e equipe técnica da educação, conselheiros municipais da educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Entre os conteúdos que deverão ser apresentados estão a volta às aulas com segurança e as boas práticas dos gestores. A intenção é criar um canal de comunicação de mão dupla para que todos os órgãos envolvidos possam dar apoio e esclarecimento aos gestores, sempre com o intuito pedagógico constante. Também pretende, em eventos futuros, qualificar de forma continuada os servidores para o atendimento dos protocolos de biossegurança para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede de ensino dos municípios e do estado.
O grupo também tratou de pautas para as próximas reuniões como a importância da definição do calendário letivo para 2021, adequação do currículo escolar, formação de professores, adequação estrutural das escolas, aquisição de equipamentos de informática, qualidade da internet e disponibilidade de equipamentos de segurança e higiene.
Ficou definido para o dia 25 de fevereiro a próxima reunião para definição final das propostas apresentadas pelo gabinete.
GAEPE
O Gabinete de Articulação para Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia na Educação Pública de Goiás (Gaepe-GO) é uma articulação interinstitucional que reúne os tribunais de contas do Estado (TCE-GO) e dos Municípios de Goiás (TCM-GO), o ministérios públicos de contas junto ao TCE-GO e ao TCM-GO e Ministério Público Estadual, o Judiciário, a Defensoria Pública, gestores e representantes de conselhos de educação, sob coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).
Texto: Leonardo Rocha Miranda (Dicom/TCE-GO)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| Gaepe-GO prepara novo questionário sobre as dificuldades de conectividade |
| Segundo encontro definiu evento para gestores educacionais |
| Por $nomeUsuarioPubli |
| 23/03/2022 |
O Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás (Gaepe-GO) realizou na tarde desta quinta-feira (11/fev) seu segundo encontro em 2021. A primeira pauta do dia foi a proposta preliminar do novo questionário para aprofundar o conhecimento das dificuldades de conectividade junto aos novos gestores da educação municipal. O tema foi apresentado pelo auditor do TCM-GO Roberto Coutinho. O objetivo é atingir todos os 246 municípios de Goiás, possibilitando identificar as dificuldades de conectividade enfrentadas por alunos e professores nas redes públicas estadual e municipais. A proposta é de um questionário sucinto e de fácil preenchimento, focado no retorno das aulas presenciais e híbridas nas escolas. O outro item debatido foi a realização de um evento com os gestores municipais eleitos em 2021. O público-alvo inclui prefeitos, vereadores, secretários e equipe técnica da educação, conselheiros municipais da educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Entre os conteúdos que deverão ser apresentados estão a volta às aulas com segurança e as boas práticas dos gestores. A intenção é criar um canal de comunicação de mão dupla para que todos os órgãos envolvidos possam dar apoio e esclarecimento aos gestores, sempre com o intuito pedagógico constante. Também pretende, em eventos futuros, qualificar de forma continuada os servidores para o atendimento dos protocolos de biossegurança para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede de ensino dos municípios e do estado. O grupo também tratou de pautas para as próximas reuniões como a importância da definição do calendário letivo para 2021, adequação do currículo escolar, formação de professores, adequação estrutural das escolas, aquisição de equipamentos de informática, qualidade da internet e disponibilidade de equipamentos de segurança e higiene. Ficou definido para o dia 25 de fevereiro a próxima reunião para definição final das propostas apresentadas pelo gabinete. GAEPE O Gabinete de Articulação para Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia na Educação Pública de Goiás (Gaepe-GO) é uma articulação interinstitucional que reúne os tribunais de contas do Estado (TCE-GO) e dos Municípios de Goiás (TCM-GO), o ministérios públicos de contas junto ao TCE-GO e ao TCM-GO e Ministério Público Estadual, o Judiciário, a Defensoria Pública, gestores e representantes de conselhos de educação, sob coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). Texto: Leonardo Rocha Miranda (Dicom/TCE-GO) |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 dez 2025 16:30:47 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Auditoria avalia programas de saúde e primeira infância em Goiás
TCE-GO fez determinações e recomendações a órgãos do Governo de Goiás
15 dez 2025 15:04:59 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Resolução aprimora fiscalização de emendas pelo TCE-GO
Tribunal já disponibiliza informações sobre gastos em observatório
15 dez 2025 13:18:59 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Mesa técnica acompanha soluções para aprimoramento de obras escolares da Seduc
Colégios de Hidrolândia, Anápolis, Cidade Ocidental e Caldas Novas foram objetos dos encontros
12 dez 2025 15:58:32 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão eletrônico da Seduc por irregularidades
Colegiado manteve os demais termos da primeira decisão, que concedeu medida cautelar
