Levantamento nacional reúne dados sobre acesso à educação infantil
Levantamento nacional reúne dados sobre acesso à educação infantil
Pesquisa inclui números a respeito da colaboração com órgãos de controle
- person Gabriella Nunes De Gouvêa
- schedule 08/01/2026
Realizado entre agosto e outubro de 2025, o levantamento Retrato da Educação Infantil no Brasil apresenta dados sobre a demanda e acesso a creches e pré-escolas, bem como sobre a gestão municipal dessas informações. A pesquisa foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe), instância que possui entre seus articuladores a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).
Os números mostram, por exemplo, que em 62,8% dos municípios brasileiros o acesso a creches é oferecido para crianças de 1 ano de idade ou menos. Entre os municípios goianos, o percentual é ligeiramente maior: 64,6%. “As atuais normativas vigentes estabelecem que o atendimento, no contexto da creche, deve ser garantido às crianças a partir do nascimento até três anos”, destaca o relatório final.
O levantamento traz ainda informações sobre a colaboração interinstitucional: 56,16% dos municípios brasileiros afirmam que possuem, junto a órgãos de controle ou ao sistema de justiça, ações em prol da educação infantil. Em Goiás, o percentual também abrange mais da metade dos municípios (51,05%).
PRIMEIRA INFÂNCIA
Enfrentar as desigualdades e aprimorar o acesso à educação infantil no Brasil é parte fundamental do trabalho em prol da primeira infância. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) Edson Ferrari, que preside colegiado nacional sobre o tema, explica que esse “é o período compreendido entre a gestação e os seis anos de idade de uma criança”.
O Brasil tem cerca de 18 milhões de brasileiros nessa faixa etária. “Através do Comitê, nós temos percorrido o Brasil inteiro, mobilizando os Tribunais para que trabalhem junto com os gestores municipais e governos estaduais em prol da primeira infância”, destaca Ferrari, que está à frente do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB.
Texto: Gabriella Gouvêa, com informações da Atricon e Gaepe.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| Levantamento nacional reúne dados sobre acesso à educação infantil |
| Pesquisa inclui números a respeito da colaboração com órgãos de controle |
| Por $nomeUsuarioPubli |
Realizado entre agosto e outubro de 2025, o levantamento Retrato da Educação Infantil no Brasil apresenta dados sobre a demanda e acesso a creches e pré-escolas, bem como sobre a gestão municipal dessas informações. A pesquisa foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe), instância que possui entre seus articuladores a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB). Os números mostram, por exemplo, que em 62,8% dos municípios brasileiros o acesso a creches é oferecido para crianças de 1 ano de idade ou menos. Entre os municípios goianos, o percentual é ligeiramente maior: 64,6%. “As atuais normativas vigentes estabelecem que o atendimento, no contexto da creche, deve ser garantido às crianças a partir do nascimento até três anos”, destaca o relatório final. O levantamento traz ainda informações sobre a colaboração interinstitucional: 56,16% dos municípios brasileiros afirmam que possuem, junto a órgãos de controle ou ao sistema de justiça, ações em prol da educação infantil. Em Goiás, o percentual também abrange mais da metade dos municípios (51,05%). PRIMEIRA INFÂNCIA Enfrentar as desigualdades e aprimorar o acesso à educação infantil no Brasil é parte fundamental do trabalho em prol da primeira infância. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) Edson Ferrari, que preside colegiado nacional sobre o tema, explica que esse “é o período compreendido entre a gestação e os seis anos de idade de uma criança”. O Brasil tem cerca de 18 milhões de brasileiros nessa faixa etária. “Através do Comitê, nós temos percorrido o Brasil inteiro, mobilizando os Tribunais para que trabalhem junto com os gestores municipais e governos estaduais em prol da primeira infância”, destaca Ferrari, que está à frente do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB. Texto: Gabriella Gouvêa, com informações da Atricon e Gaepe. |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
23 jan 2026 19:02:18 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Terceirização na saúde: projeto do TCE-GO visa fortalecer atuação do Estado
Iniciativa foi apresentada durante reunião do Focco-Go
23 jan 2026 14:08:49 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Alego, DPE-GO e MP-GO recebem Selo Diamante
Entrega da premiação foi realizada na Presidência do TCE-GO
20 jan 2026 10:11:16 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO e UFG discutem criação de curso de pós-graduação
Especialização será dedicada a obras públicas
19 jan 2026 17:55:03 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Primeira Infância segue como prioridade em nova gestão do IRB
Conselheiro do TCE-GO preside colegiado sobre o tema
