O desfibrilador salva vidas
O desfibrilador salva vidas
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA)
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 06/03/2020
- Atualizado em 23/03/2022
A melhor forma de garantir proteção no ambiente de trabalho e evitar episódios de acidentes laborais é investir em segurança do trabalho. A prevenção é, especialmente, uma ferramenta que age a fim de evitar problemas futuros. Seja qual for a profissão, todos devem ter como objetivo a segurança. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo garantir condições laborais seguras para todos os servidores e funcionários que trabalham direta ou indiretamente para a instituição, além de promover a saúde, tem em vista a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
O cuidado com a saúde do colaborador não se restringe apenas à prevenção, inclui estar preparado para qualquer situação, principalmente para as emergenciais, e dar estrutura para um atendimento agilizado e seguro.
O desfibrilador externo automático é essencial em locais de trabalho com muitos funcionários ou empresas localizadas em zonas de difícil acesso ou afastadas dos centros urbanos. O desfibrilador é um aparelho automático projetado para ser manuseado por leigos treinados e é capaz de diagnosticar e tratar emergências cardíacas por meio da desfibrilação e orientação às compressões torácicas.
Problemas súbito de coração não dão muita margem de tempo para esperar ajuda. Se alguém passar mal, por exemplo, tiver uma parada cardiorrespiratória, o uso do equipamento é capaz de reverter a situação até que chegue uma equipe médica.
Se for socorrida no 1º minuto, a vítima de parada cardíaca tem 90% de chances de sobreviver. Mas como o resgate médico demora em média de 18 minutos, nos centros urbanos, essa chance pode ser menor que 2%. Cada minuto de parada cardiorrespiratória diminui em 10% a chance de sobrevivência. Por isso, a presença de um desfibrilador no local da emergência, com pessoas treinadas para utilizá-lo, é a garantia de um socorro rápido que pode ser a diferença entre a vida e a morte.
A cada 40 segundos um brasileiro morre devido a problemas cardíacos. Mas, com um desfibrilador por perto, você garante o atendimento a uma complicação cardíaca em adultos e crianças em poucos minutos. Assim, a taxa de sobrevivência é mais elevada.
Dica semanal da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional do TCE-GO
Fontes:
http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2019/v11303/pdf/11303025.pdf
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-09/cada-40-segundos-uma-pessoa-morre-vitima-de-doenca-cardiovascular-no-brasil
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
O desfibrilador salva vidas |
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA) |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
A melhor forma de garantir proteção no ambiente de trabalho e evitar episódios de acidentes laborais é investir em segurança do trabalho. A prevenção é, especialmente, uma ferramenta que age a fim de evitar problemas futuros. Seja qual for a profissão, todos devem ter como objetivo a segurança. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo garantir condições laborais seguras para todos os servidores e funcionários que trabalham direta ou indiretamente para a instituição, além de promover a saúde, tem em vista a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. O cuidado com a saúde do colaborador não se restringe apenas à prevenção, inclui estar preparado para qualquer situação, principalmente para as emergenciais, e dar estrutura para um atendimento agilizado e seguro. O desfibrilador externo automático é essencial em locais de trabalho com muitos funcionários ou empresas localizadas em zonas de difícil acesso ou afastadas dos centros urbanos. O desfibrilador é um aparelho automático projetado para ser manuseado por leigos treinados e é capaz de diagnosticar e tratar emergências cardíacas por meio da desfibrilação e orientação às compressões torácicas. Problemas súbito de coração não dão muita margem de tempo para esperar ajuda. Se alguém passar mal, por exemplo, tiver uma parada cardiorrespiratória, o uso do equipamento é capaz de reverter a situação até que chegue uma equipe médica. Se for socorrida no 1º minuto, a vítima de parada cardíaca tem 90% de chances de sobreviver. Mas como o resgate médico demora em média de 18 minutos, nos centros urbanos, essa chance pode ser menor que 2%. Cada minuto de parada cardiorrespiratória diminui em 10% a chance de sobrevivência. Por isso, a presença de um desfibrilador no local da emergência, com pessoas treinadas para utilizá-lo, é a garantia de um socorro rápido que pode ser a diferença entre a vida e a morte. A cada 40 segundos um brasileiro morre devido a problemas cardíacos. Mas, com um desfibrilador por perto, você garante o atendimento a uma complicação cardíaca em adultos e crianças em poucos minutos. Assim, a taxa de sobrevivência é mais elevada. Dica semanal da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional do TCE-GO Fontes: http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2019/v11303/pdf/11303025.pdf |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 jul 2025 16:19:30 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Aberta as inscrições para 16º Congresso Goiano de Direito Administrativo
O Instituto de Direito Administrativo de Goiás promove o evento
11 jul 2025 17:01:44 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Observatório de Políticas Públicas é um dos destaques do Jornal da Atricon
Nova edição tratou de transparência, inovação e controle
11 jul 2025 15:30:23 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Submissão de artigos para encontro internacional sobre auditoria pública segue até agosto
Trabalhos devem contemplar um dos eixos temáticos do evento
10 jul 2025 13:20:13 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Presidente do TRE-GO faz visita institucional ao TCE-GO
Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga foi recebido na Presidência