Podccast do TCE-GO destaca pandemia da Covid-19

O tema levantou várias questões que o Brasil vem passando com a Covid-19 e as mudanças na forma de fiscalizar e garantir o controle externo

• person Leonardo Rocha Miranda
  • schedule 07/04/2020

O quinto episódio da série Sobre Controle, podccast do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, trata das mudanças que a pandemia da Covid-19 provocou na atuação dos tribunais de contas. Os participantes gravaram o programa de suas casas, seguindo as orientações para que neste período seja realizado o trabalho a distância.

Os convidados são Marcelo Brognoli, diretor-geral de Controle Externo do TCE de Santa Catarina, que falou da formação de uma equipe de compras emergenciais do governo daquele Estado. Foi criada uma força tarefa com representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, TCE-SC e Procon para garantir que as compras para a área de saúde, como máscaras, luvas e respiradores sejam feitas dentro da legalidade e com preços justos.

Jorge Guedes, secretário-geral de Controle Externo do TCE do Amazonas, destacou a criação de um comitê gestor para acompanhar a aplicação de recursos estaduais e municipais no combate ao coronavírus.

O conselheiro Joaquim de Castro, presidente do TCM-GO e do Conselho Nacional de Presidentes do Tribunais de Contas do Brasil (CNPTC), que recentemente comandou uma conferência com presidentes dos TCs para tratar justamente da pandemia, falou como os tribunais de contas podem contribuir para a superação dessa crise.

Finalizando as entrevistas, Vitor Gobato, secretário de Controle Externo do TCE de Goiás destacou como a pandemia aumenta as responsabilidades dos TCs com grandes desafios para os órgãos de controle.

A locução e produção foram de Gabriela Tavares, Heloísa Lima, Luce Jane Zoccoli e Miguel Souza. Edição de Fabiana Rezende. Os áudios de apoio foram do Jornal Nacional e da Rádio CBN.

O link no podcast na web é https://bit.ly/2JOLloS

O link no spotify é  https://spoti.fi/3e6N3jo