Servidor do TCE-GO ministra palestra sobre primeira infância em João Pessoa
Servidor do TCE-GO ministra palestra sobre primeira infância em João Pessoa
Palestra deu início às ações do TCE-PB para o fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância
- person Leonardo Rocha Miranda
- schedule 14/03/2025
“Um tribunal de contas pode fazer a diferença na garantia dos direitos das crianças de zero a seis anos e contribuir para mudar o mundo”. Com essa frase, Halim Antônio Girade, coordenador do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (CTPI-IRB) e servidor do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), encerrou palestra, nesta sexta-feira (14/mar), em João Pessoa, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
O evento marcou o início das ações do TCE-PB para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à primeira infância no estado, dentro do Programa Pacto Pela Primeira Infância na Paraíba. A palestra teve como objetivo sensibilizar e mobilizar o público interno do Tribunal para a relevância do controle externo nessa agenda.
Durante a palestra, Girade enfatizou que a primeira infância é o momento de maior sensibilidade para o desenvolvimento humano. “O cuidado com as gestantes e com as crianças nessa fase é de fundamental importância para a formação dos seres humanos. Pode fazer a diferença tanto na vida quanto na formação intelectual e humana”, disse o palestrante, ao lamentar a falta de compromisso com políticas públicas mais qualificadas.
Também foram abordadas as estratégias de atuação dos tribunais de contas no acompanhamento e fiscalização das políticas públicas que asseguram o direito à educação, saúde, e bem-estar das crianças nessa faixa etária.
Girade é médico e mestre em Ciências Políticas. Foi secretário de Estado da Saúde, atuou por 18 anos na Organização das Nações Unidas (ONU), chefiou os escritórios da UNICEF na Amazônia e o núcleo de emergência da UNICEF em países como Haiti, República Dominicana e Bolívia.
Fonte: TCE-PB, com adaptação de Leonardo Rocha Miranda
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| Servidor do TCE-GO ministra palestra sobre primeira infância em João Pessoa |
| Palestra deu início às ações do TCE-PB para o fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância |
| Por $nomeUsuarioPubli |
“Um tribunal de contas pode fazer a diferença na garantia dos direitos das crianças de zero a seis anos e contribuir para mudar o mundo”. Com essa frase, Halim Antônio Girade, coordenador do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (CTPI-IRB) e servidor do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), encerrou palestra, nesta sexta-feira (14/mar), em João Pessoa, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O evento marcou o início das ações do TCE-PB para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à primeira infância no estado, dentro do Programa Pacto Pela Primeira Infância na Paraíba. A palestra teve como objetivo sensibilizar e mobilizar o público interno do Tribunal para a relevância do controle externo nessa agenda. Durante a palestra, Girade enfatizou que a primeira infância é o momento de maior sensibilidade para o desenvolvimento humano. “O cuidado com as gestantes e com as crianças nessa fase é de fundamental importância para a formação dos seres humanos. Pode fazer a diferença tanto na vida quanto na formação intelectual e humana”, disse o palestrante, ao lamentar a falta de compromisso com políticas públicas mais qualificadas. Também foram abordadas as estratégias de atuação dos tribunais de contas no acompanhamento e fiscalização das políticas públicas que asseguram o direito à educação, saúde, e bem-estar das crianças nessa faixa etária. Girade é médico e mestre em Ciências Políticas. Foi secretário de Estado da Saúde, atuou por 18 anos na Organização das Nações Unidas (ONU), chefiou os escritórios da UNICEF na Amazônia e o núcleo de emergência da UNICEF em países como Haiti, República Dominicana e Bolívia. Fonte: TCE-PB, com adaptação de Leonardo Rocha Miranda |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
03 dez 2025 15:00:04 calendar_today
person Adriano Souza Frausino Preira
Atricon, IRB e Audicon definem suas mesas diretoras para o biênio 2026-2027
As eleições ocorreram no 4º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas em Florianópolis
03 dez 2025 11:04:52 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Comitê apresenta ranking estadual da primeira infância
Grupo também discutiu desdobramentos de auditoria nacional sobre programa Criança Feliz
02 dez 2025 16:11:06 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO abre consulta pública para orientar fiscalizações
Respostas apontarão o que deve ter prioridade nas ações de controle externo
02 dez 2025 14:41:44 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Participe do 13º Encontro Virtual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas
Política de Acolhimento e Gestão de Conflitos no TCE-RJ será o tema da reunião
