Sistema Tribunais de Contas prestigia lançamento de produtos do TCE-GO

Atricon e IRB participam do 1º Encontro de Políticas Públicas e Inteligência Artificial

• person Alexandre Alfaix de Assis
  • schedule 30/09/2024
  • Atualizado em 01/10/2024

Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), o “1º Encontro de Políticas Públicas e Inteligência Artificial: inovações do controle para o aprimoramento da administração” contou com participações da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), entidades que congregam os TCs do país com vistas a representar e aprimorar o controle externo. O evento lançou duas novidades do TCE-GO: o Observatório de Políticas Públicas, portal com indicadores de ações governamentais de todo o país; e o IAGO, ecossistema de inteligência artificial que vai auxiliar na atuação do Tribunal.

Para o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes, o maior risco que uma instituição corre é perder sua relevância e vitalidade. “Quando eu vejo os tribunais de contas brasileiros, e de maneira particular o TCE de Goiás, introduzir a inteligência artificial em suas rotinas, vejo uma busca por preservar essa relevância.” Pontes concluiu que uma instituição que não quer ficar para trás precisa se modernizar e, assim, aprimorar sua atuação e seus procedimentos para entregar melhores serviços à sociedade. Utilizar a IA, segundo ele, pode multiplicar a capacidade de fiscalização e de julgamento, de analisar documentos, de relatórios, suprindo as deficiências de recursos e de pessoal técnico especializado.

Por sua vez o Presidente da Atricon, Conselheiro Edilson Silva, acerca das atribuições dos TCs de prevenir, punir e orientar, destaca a última como a mais importante. “É a função que orienta, que ajuda o gestor a entregar a melhor política pública à sociedade, a despeito da relevância da verificação de aspectos como a legalidade”. E continuou: “precisamos alargar nossas tendas para que possamos realizar mais fiscalizações com o olhar de detectar pontos de melhoria para auxiliar o gestor, para orientá-lo, seja ele o presidente da República, governadores, prefeitos, vereadores, secretários ou ministros, para que eles possam, de fato, cumprir aquilo que propuseram no palanque eleitoral quando apresentaram suas plataformas de governo”.

Confira as fotos do evento no Flickr do TCE-GO.

Texto: Antônio Gomes e Bruno Balduino; Fotos: Kazuo (Master Produções)

Sistema Tribunais de Contas prestigia lançamento de produtos do TCE-GO
01/10/2024

Confira as fotos do evento no Flickr do TCE-GO.

Texto: Antônio Gomes e Bruno Balduino; Fotos: Kazuo (Master Produções)