TCE-GO cria índice de efetividade para a gestão estadual
TCE-GO cria índice de efetividade para a gestão estadual
Apuração será anual e os resultados subsidiarão parecer sobre as Contas do Governador
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 22/08/2023
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) aderiu à Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede Indicon) e vai aplicar, a partir deste ano, o Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE/TCE-GO, no âmbito de toda a administração pública do Estado de Goiás. A decisão está consolidada por meio da Resolução Normativa n° 3/2023, publicada no Diário Eletrônico de Contas da última sexta-feira (18/ago).
O Índice tem como objetivo avaliar a qualidade dos meios empregados para se alcançar, de forma abrangente, a efetividade da gestão estadual. A participação do TCE de Goiás à Rede Indicon foi possível após acordo de cooperação firmado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Conforme a resolução, relatada pelo conselheiro Celmar Rech, na sessão virtual concluída no dia 17 de agosto, o IEGE/TCE-GO será apurado mediante instrumento de fiscalização do tipo Levantamento, através da coleta de dados e informações na forma de questionários disponibilizados em meio eletrônico pelo Tribunal de Contas. O relator destaca que as ações do Tribunal de Contas devem alcançar não somente aspectos de conformidade com a lei, mas também a avaliação do desempenho da gestão pública, sobretudo quanto à sua efetividade, ou seja, o impacto do gasto público na vida do cidadão.
RESULTADOS
As informações detalhadas referentes à metodologia de apuração e à classificação dos resultados constarão do Manual do IEGE/TCE-GO, a ser elaborado pela Secretaria de Controle Externo do Tribunal e aprovado pelo relator da fiscalização, com divulgação aos interessados. A coleta de dados e informações serão referentes ao período compreendido entre o dia 1º de janeiro e o dia 31 de dezembro do exercício financeiro anterior ao da apuração do IEGE/TCE-GO.
Os resultados da apuração do Índice subsidiarão a emissão do parecer prévio sobre as contas anuais do Chefe do Poder Executivo Estadual, e permitirão a construção de série histórica para acompanhamento da efetividade da gestão estadual, ao longo do tempo, sob o enfoque das dimensões selecionadas.
A fim de integrar a base de dados nacional, os resultados do IEGE/TCE-GO serão compartilhados com os demais integrantes da Rede Indicon.
Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Anderson de CastroAtendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO cria índice de efetividade para a gestão estadual |
Apuração será anual e os resultados subsidiarão parecer sobre as Contas do Governador |
Por $nomeUsuarioPubli |
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) aderiu à Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede Indicon) e vai aplicar, a partir deste ano, o Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE/TCE-GO, no âmbito de toda a administração pública do Estado de Goiás. A decisão está consolidada por meio da Resolução Normativa n° 3/2023, publicada no Diário Eletrônico de Contas da última sexta-feira (18/ago). O Índice tem como objetivo avaliar a qualidade dos meios empregados para se alcançar, de forma abrangente, a efetividade da gestão estadual. A participação do TCE de Goiás à Rede Indicon foi possível após acordo de cooperação firmado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Conforme a resolução, relatada pelo conselheiro Celmar Rech, na sessão virtual concluída no dia 17 de agosto, o IEGE/TCE-GO será apurado mediante instrumento de fiscalização do tipo Levantamento, através da coleta de dados e informações na forma de questionários disponibilizados em meio eletrônico pelo Tribunal de Contas. O relator destaca que as ações do Tribunal de Contas devem alcançar não somente aspectos de conformidade com a lei, mas também a avaliação do desempenho da gestão pública, sobretudo quanto à sua efetividade, ou seja, o impacto do gasto público na vida do cidadão. RESULTADOS As informações detalhadas referentes à metodologia de apuração e à classificação dos resultados constarão do Manual do IEGE/TCE-GO, a ser elaborado pela Secretaria de Controle Externo do Tribunal e aprovado pelo relator da fiscalização, com divulgação aos interessados. A coleta de dados e informações serão referentes ao período compreendido entre o dia 1º de janeiro e o dia 31 de dezembro do exercício financeiro anterior ao da apuração do IEGE/TCE-GO. Os resultados da apuração do Índice subsidiarão a emissão do parecer prévio sobre as contas anuais do Chefe do Poder Executivo Estadual, e permitirão a construção de série histórica para acompanhamento da efetividade da gestão estadual, ao longo do tempo, sob o enfoque das dimensões selecionadas. A fim de integrar a base de dados nacional, os resultados do IEGE/TCE-GO serão compartilhados com os demais integrantes da Rede Indicon. Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Anderson de Castro |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
25 ago 2025 15:23:41 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Falta um mês para evento dedicado à comunicação no setor público em Goiás
Encontro visa o fortalecimento da comunicação pública e tem inscrições gratuitas
25 ago 2025 15:13:16 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Palestra promove a adoção de métodos ágeis em auditorias
Apresentação foi comandada pelo auditor de controle externo do TCU Ricardo Akl
25 ago 2025 13:54:29 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade visita o TCE-GO
Vice-presidente de Controle Interno do CRC-GO a acompanhou
25 ago 2025 13:47:37 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Reunião aborda PPP para universalização do saneamento em Goiás
TCE-GO, Saneago, Seinfra e BNDES participaram