TCE-GO e UFG se reúnem para tratar de projeto de IA própria

Parceria é fruto de convênio do Tribunal com o Centro de Excelência em IA da universidade

• person Bruno Eduardo Balduino de Souza
  • schedule 13/06/2024

Servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) receberam, na manhã de hoje (13/jun), representantes do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O encontro teve o objetivo de promover ajustes no desenvolvimento de uma inteligência artificial (IA) generativa decorrente de convênio firmado entre o TCE-GO e a instituição de ensino.

A IA servirá às atividades meio e fim do Tribunal, sendo capaz de oferecer respostas em formato de chat, analisar documentos e agregar bancos de dados diversos com navegação simples e intuitiva. A expectativa é de que o produto seja entregue no segundo semestre de 2024.

Representando o Ceia, estiveram presentes os pesquisadores Sávio Salvarino Teles de Oliveira, Salvador Ludovico Paranhos, David O’Neil Campos Ferreira e Marcelo de Castro Cardoso. Pelo TCE-GO, participaram o diretor de TI, Licardino Pires Siqueira, os chefes de serviço Bruno Henrique de Oliveira Peixoto, Maurício Barros de Jesus e Leandro dos Santos, e os servidores Josiel Pantaleão Cardoso Silva, Matheus Fares Costa Brakes, Claudivan de Carvalho Celestino e Jonathas Marques Damasceno.

Texto e fotos: Bruno Balduino

TCE-GO e UFG se reúnem para tratar de projeto de IA própria