TCE-GO faz reuniões com UFG e TCU para desenvolver IA generativa
TCE-GO faz reuniões com UFG e TCU para desenvolver IA generativa
Serviço de Informações Estratégicas do Tribunal apresentou produto piloto a pesquisadores
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 22/04/2024
Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) se reuniram na sexta-feira (19/abr) com pesquisadores do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em videochamada, para dar sequência à iniciativa de desenvolver uma IA generativa para a Corte. O projeto é fruto de um convênio firmado recentemente entre o TCE-GO e a instituição de ensino.
Representando o TCE-GO, participaram o diretor de Tecnologia da Informação, Licardino Siqueira Pires, o chefe do Serviço de Infraestrutura e Segurança de TI, Leandro dos Santos, o chefe do Serviço de Informações Estratégicas da Secretaria de Controle Externo, Maurício Barros de Jesus, e os servidores Claudivan Celestino, Pedro César Álvares e Matheus Fares. Maurício apresentou ao Ceia um produto piloto de IA desenvolvido pelo TCE-GO para que seja avaliado ante o novo projeto.
Na última quarta-feira (17/abr), o mesmo grupo, acrescido do servidor Jonathas Damasceno, esteve em Brasília, no Tribunal de Contas da União (TCU), para conhecer o Chat TCU, solução tecnológica criada pelo órgão federal, derivada do Chat GPT. A visita teve o objetivo de conhecer a ferramenta e a experiência daquela corte no seu desenvolvimento.
Texto: Bruno Balduino
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO faz reuniões com UFG e TCU para desenvolver IA generativa |
Serviço de Informações Estratégicas do Tribunal apresentou produto piloto a pesquisadores |
Por $nomeUsuarioPubli |
Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) se reuniram na sexta-feira (19/abr) com pesquisadores do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em videochamada, para dar sequência à iniciativa de desenvolver uma IA generativa para a Corte. O projeto é fruto de um convênio firmado recentemente entre o TCE-GO e a instituição de ensino. Representando o TCE-GO, participaram o diretor de Tecnologia da Informação, Licardino Siqueira Pires, o chefe do Serviço de Infraestrutura e Segurança de TI, Leandro dos Santos, o chefe do Serviço de Informações Estratégicas da Secretaria de Controle Externo, Maurício Barros de Jesus, e os servidores Claudivan Celestino, Pedro César Álvares e Matheus Fares. Maurício apresentou ao Ceia um produto piloto de IA desenvolvido pelo TCE-GO para que seja avaliado ante o novo projeto. Na última quarta-feira (17/abr), o mesmo grupo, acrescido do servidor Jonathas Damasceno, esteve em Brasília, no Tribunal de Contas da União (TCU), para conhecer o Chat TCU, solução tecnológica criada pelo órgão federal, derivada do Chat GPT. A visita teve o objetivo de conhecer a ferramenta e a experiência daquela corte no seu desenvolvimento. Texto: Bruno Balduino |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
08 set 2025 16:43:56 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
TCE-GO participa de debate sobre agenda climática em Goiás
Mesa de discussão reuniu representantes de sete instituições. Congresso teve início nesta segunda-feira
08 set 2025 15:34:48 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
Gaepe-GO realiza reunião para monitoramento e avaliação dos Planos de Educação
Destaque também foi apresentação de expansão de vagas nas escolas e creches
08 set 2025 15:30:20 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
TCE-GO determina que Goinfra apure distorções em tabela de custos de obras civis
Decisão foi emitida em processo que analisou contratação de serviços para aeródromos estaduais
08 set 2025 15:26:37 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
Plenário do TCE-GO decide aplicar multa a ex-titular da SES
Tribunal concluiu que houve sonegação de informações