TCE-GO lança indicadores de políticas públicas em segurança durante 9º ENTC
TCE-GO lança indicadores de políticas públicas em segurança durante 9º ENTC
Observatório de Políticas Públicas passa a ter informações sobre mais essa área temática
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 11/11/2024
- Atualizado em 13/11/2024
O trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) na área de segurança pública, por meio do Observatório de Políticas Públicas (OPP), foi apresentado durante o seminário Governança, Articulação e Evidências para o Fortalecimento da Segurança Pública no Brasil. O seminário foi realizado na tarde de hoje (11/nov) dentro da programação do 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), que está sendo realizado esta semana em Foz do Iguaçu-PR.
A responsável pela apresentação foi a auditora de controle externo Vânia Mara de Souza e Silva, que é chefe do Serviço de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas do TCE-GO. O Observatório é um portal sobre as principais políticas públicas em execução pelo Estado de Goiás, que organiza e sistematiza em linguagem gráfica e acessível os indicadores e o conjunto de informações relacionadas a cada política.
O repositório traz informações de todo o país e tem por objetivo elevar a transparência sobre as ações governamentais e estimular o controle social; induzir a melhoria do processo de implementação de políticas públicas pelos gestores públicos e auxiliar a estratégia de controle externo.
Na dimensão de segurança pública, o OPP disponibiliza dados relativos às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e contra as crianças e adolescentes. Com relação á violência contra as mulheres, o Observatório leva em consideração indicadores quanto às taxas de ameaça, estupro, homicídios de mulheres e feminicídios, registro de medidas protetivas de urgência concedidas pela Lei Maria da Penha e vítimas de lesão corporal dolosa.
Quanto à Política de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes os indicadores apresentados são quanto às taxas de abandono de incapaz, estupro de vulnerável, exploração sexual infantil, vítimas de maus tratos e mortes violentas intencionais.
Além da segurança pública o Observatório já possui dados sobre educação e saúde, estando previsto para 2025 o lançamento de indicadores também em desenvolvimento social, meio ambiente, infraestrutura e transportes, economia e finanças públicas e administração governamental e transparência pública.
Texto: Alexandre Alfaix
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| TCE-GO lança indicadores de políticas públicas em segurança durante 9º ENTC |
| Observatório de Políticas Públicas passa a ter informações sobre mais essa área temática |
| Por $nomeUsuarioPubli |
| 13/11/2024 |
O trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) na área de segurança pública, por meio do Observatório de Políticas Públicas (OPP), foi apresentado durante o seminário Governança, Articulação e Evidências para o Fortalecimento da Segurança Pública no Brasil. O seminário foi realizado na tarde de hoje (11/nov) dentro da programação do 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), que está sendo realizado esta semana em Foz do Iguaçu-PR. A responsável pela apresentação foi a auditora de controle externo Vânia Mara de Souza e Silva, que é chefe do Serviço de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas do TCE-GO. O Observatório é um portal sobre as principais políticas públicas em execução pelo Estado de Goiás, que organiza e sistematiza em linguagem gráfica e acessível os indicadores e o conjunto de informações relacionadas a cada política. O repositório traz informações de todo o país e tem por objetivo elevar a transparência sobre as ações governamentais e estimular o controle social; induzir a melhoria do processo de implementação de políticas públicas pelos gestores públicos e auxiliar a estratégia de controle externo. Na dimensão de segurança pública, o OPP disponibiliza dados relativos às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e contra as crianças e adolescentes. Com relação á violência contra as mulheres, o Observatório leva em consideração indicadores quanto às taxas de ameaça, estupro, homicídios de mulheres e feminicídios, registro de medidas protetivas de urgência concedidas pela Lei Maria da Penha e vítimas de lesão corporal dolosa. Quanto à Política de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes os indicadores apresentados são quanto às taxas de abandono de incapaz, estupro de vulnerável, exploração sexual infantil, vítimas de maus tratos e mortes violentas intencionais. Além da segurança pública o Observatório já possui dados sobre educação e saúde, estando previsto para 2025 o lançamento de indicadores também em desenvolvimento social, meio ambiente, infraestrutura e transportes, economia e finanças públicas e administração governamental e transparência pública. Texto: Alexandre Alfaix |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
19 dez 2025 18:27:11 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO e secretarias debatem transparência de emendas parlamentares
Secretário e técnicos da SES e da Serint se reuniram com presidente em exercício
19 dez 2025 09:10:47 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO determina correções no projeto de universalização do esgoto em Goiás
A ação tem custo de R$ 10,1 bilhões e abrange esgotamento sanitário de 217 cidades
18 dez 2025 17:16:35 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
O TCE-GO quer saber: o que é importante para você?
Participe da consulta pública e ajude a definir as prioridades do controle externo
15 dez 2025 16:30:47 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Auditoria avalia programas de saúde e primeira infância em Goiás
TCE-GO fez determinações e recomendações a órgãos do Governo de Goiás
