TCE-GO lança painéis com informações sobre qualidade das políticas públicas
TCE-GO lança painéis com informações sobre qualidade das políticas públicas
Plataforma terá indicadores do Estado e do Brasil sobre saúde, educação e outras áreas
- person Leonardo Rocha Miranda
- schedule 30/09/2024
Pesquisadores, estudantes, entidades públicas e privadas e qualquer cidadão interessado em informações sobre a qualidade das políticas de estados, municípios e do Governo Federal passam a contar, a partir desta segunda-feira (30/set), com uma plataforma que oferece informações em painéis que permitem a aplicação de filtros. Trata-se do Observatório de Políticas Públicas criado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), com indicadores que permitem avaliar ações e programas governamentais de todo o País.
Inicialmente o Observatório disponibilizará 16 indicadores sobre a área de educação e outros 19 que retratam o tema de saúde. Os dados referem-se a questões como a educação infantil, educação especial e o ensino específico para jovens e adultos, bem como a alfabetização e ensino médio. Na área de saúde, os interessados poderão acessar dados sobre a atenção básica e especializada, a saúde materno infantil e vacinas.
Além dos números, os indicadores são acompanhados de gráficos que facilitam a assimilação e compreensão das informações, bem como de notas técnicas que explicam a metodologia de cálculo utilizada. Os dados, extraídos de fontes do próprio TCE-GO e de outras instituições, serão frequentemente atualizados.
A apresentação do Observatório ficou a cargo do Secretário de Controle Externo do TCE-GO, Sérvio Túlio Teixeira e da Chefe do serviço de Inovação e Avaliação, Vânia Mara, que explicaram aos presentes as fases de planejamento e elaboração da plataforma, bem como suas finalidades e funcionalidades. No próximo seminário nacional dos Tribunais de Contas, marcado para novembro deste ano, em Foz do Iguaçu, o Observatório vai incorporar dados referentes a políticas públicas de segurança pública e, na sequência, indicadores de desenvolvimento social, economia e finanças públicas, administração governamental e transparência pública, infraestrutura e transporte e meio ambiente.
Além de disponibilizar dados sistematizados, o Observatório também contribuirá para o aprimoramento do controle externo nacional e o fomento ao controle social na medida em que auxilia o cidadão a acessar informações consistentes sobre como o poder público tem agido para solucionar problemas que afetam à população.
Texto: Antônio Gomes
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO lança painéis com informações sobre qualidade das políticas públicas |
Plataforma terá indicadores do Estado e do Brasil sobre saúde, educação e outras áreas |
Por $nomeUsuarioPubli |
Pesquisadores, estudantes, entidades públicas e privadas e qualquer cidadão interessado em informações sobre a qualidade das políticas de estados, municípios e do Governo Federal passam a contar, a partir desta segunda-feira (30/set), com uma plataforma que oferece informações em painéis que permitem a aplicação de filtros. Trata-se do Observatório de Políticas Públicas criado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), com indicadores que permitem avaliar ações e programas governamentais de todo o País. Inicialmente o Observatório disponibilizará 16 indicadores sobre a área de educação e outros 19 que retratam o tema de saúde. Os dados referem-se a questões como a educação infantil, educação especial e o ensino específico para jovens e adultos, bem como a alfabetização e ensino médio. Na área de saúde, os interessados poderão acessar dados sobre a atenção básica e especializada, a saúde materno infantil e vacinas. Além dos números, os indicadores são acompanhados de gráficos que facilitam a assimilação e compreensão das informações, bem como de notas técnicas que explicam a metodologia de cálculo utilizada. Os dados, extraídos de fontes do próprio TCE-GO e de outras instituições, serão frequentemente atualizados. A apresentação do Observatório ficou a cargo do Secretário de Controle Externo do TCE-GO, Sérvio Túlio Teixeira e da Chefe do serviço de Inovação e Avaliação, Vânia Mara, que explicaram aos presentes as fases de planejamento e elaboração da plataforma, bem como suas finalidades e funcionalidades. No próximo seminário nacional dos Tribunais de Contas, marcado para novembro deste ano, em Foz do Iguaçu, o Observatório vai incorporar dados referentes a políticas públicas de segurança pública e, na sequência, indicadores de desenvolvimento social, economia e finanças públicas, administração governamental e transparência pública, infraestrutura e transporte e meio ambiente. Além de disponibilizar dados sistematizados, o Observatório também contribuirá para o aprimoramento do controle externo nacional e o fomento ao controle social na medida em que auxilia o cidadão a acessar informações consistentes sobre como o poder público tem agido para solucionar problemas que afetam à população. Texto: Antônio Gomes |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
25 ago 2025 15:23:41 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Falta um mês para evento dedicado à comunicação no setor público em Goiás
Encontro visa o fortalecimento da comunicação pública e tem inscrições gratuitas
25 ago 2025 15:13:16 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Palestra promove a adoção de métodos ágeis em auditorias
Apresentação foi comandada pelo auditor de controle externo do TCU Ricardo Akl
25 ago 2025 13:54:29 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade visita o TCE-GO
Vice-presidente de Controle Interno do CRC-GO a acompanhou
25 ago 2025 13:47:37 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Reunião aborda PPP para universalização do saneamento em Goiás
TCE-GO, Saneago, Seinfra e BNDES participaram