TCE-GO recebe recomendação para manter ISO 9001 e 14001
TCE-GO recebe recomendação para manter ISO 9001 e 14001
Certificações dizem respeito ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
- person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
- schedule 30/09/2020
- Atualizado em 22/03/2022
Nenhuma não-conformidade foi apontada pela QMS Certificadora ao recomendar a manutenção das certificações ISO 9001 e ISO 14001 ao Tribunal de Contas do Estado. O resultado da auditoria externa foi apresentado no final da tarde desta terça-feira (29/set), em apresentação remota feita pelo auditor Airton Mondadori Filho. Na semana passada, a QMS já havia anunciado a recomendação com relação à 9001, e ontem, a pedido da Diretoria de Governança Planejamento e Gestão (Diplan) foram convocados os gestores do TCE-GO para conhecer os resultados das duas auditorias de manutenção. Também participou do encontro, a consultora Maria Cristina Franco Paulino, da Ambiente Consultoria.
Na oportunidade, o presidente Celmar Rech lembrou das dificuldades surgidas com a crise provocada pela pandemia, observando que mesmo assim o TCE-GO conseguiu, graças aos esforços das unidades técnicas, alcançar o resultado proposto. Celmar disse ainda, que os pontos de melhoria apresentados pela certificadora são um incentivo e um norte para que o Tribunal possa avançar e que o órgão segue com seu propósito de atuar com qualidade, segurança jurídica e contemporaneidade na fiscalização dos recursos públicos em Goiás.
AUDITORIA
Na apresentação, foi feito um resumo do processo de auditoria que resultou na recomendação para manter a certificação. O auditor explicou os critérios de amostragem, disse que o plano apresentado pelo TCE-GO, bem como as atividades remotas propostas foram cumpridos.
Ele destacou como pontos positivos do Tribunal com relação ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que embasa a certificação ISO 9001, a estruturação com foco nos processos de trabalho, as melhorias implementadas, a robustez do plano de contingência para atividades durante a pandemia, estrutura de TI aplicada, suportando a continuidade da execução dos processos e diversidade dos meios de comunicação com os públicos interno e externo.
Os pontos positivos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), ISO 14001, foram a convergência de seus objetivos com os sugeridos pela ONU, programas internos de ações ambientais para aprimoramento do programa, controles operacionais consistentes, matriz de aspectos atualizada levando em consideração a pandemia e evolução no monitoramento de metas e resultados.
OPORTUNIDADES DE MELHORIA
Mondadori deixou claro que não foi encontrada nenhuma não-conformidade. Como oportunidades de melhoria da 9001, foram apontadas a possiblidade de aprimorar a calibração de padrões rastreáveis no laboratório de análise de asfalto e a descrição dos procedimentos realizados em caráter emergencial durante a pandemia, com o objetivo de transferência de conhecimento e padronização.
Com relação à 14001, também sem inconformidades, sugeriu que a organização pode aprimorar o relatório final do plano de resposta a emergências e a sistemática de controle da informação documentada, unificado os critérios com o SGQ.
A próxima etapa, para 2021, é a recertificação.
Texto: Alexandre Alfaix
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| TCE-GO recebe recomendação para manter ISO 9001 e 14001 |
| Certificações dizem respeito ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e Sistema de Gestão Ambiental (SGA) |
| Por $nomeUsuarioPubli |
| 22/03/2022 |
Nenhuma não-conformidade foi apontada pela QMS Certificadora ao recomendar a manutenção das certificações ISO 9001 e ISO 14001 ao Tribunal de Contas do Estado. O resultado da auditoria externa foi apresentado no final da tarde desta terça-feira (29/set), em apresentação remota feita pelo auditor Airton Mondadori Filho. Na semana passada, a QMS já havia anunciado a recomendação com relação à 9001, e ontem, a pedido da Diretoria de Governança Planejamento e Gestão (Diplan) foram convocados os gestores do TCE-GO para conhecer os resultados das duas auditorias de manutenção. Também participou do encontro, a consultora Maria Cristina Franco Paulino, da Ambiente Consultoria. Na oportunidade, o presidente Celmar Rech lembrou das dificuldades surgidas com a crise provocada pela pandemia, observando que mesmo assim o TCE-GO conseguiu, graças aos esforços das unidades técnicas, alcançar o resultado proposto. Celmar disse ainda, que os pontos de melhoria apresentados pela certificadora são um incentivo e um norte para que o Tribunal possa avançar e que o órgão segue com seu propósito de atuar com qualidade, segurança jurídica e contemporaneidade na fiscalização dos recursos públicos em Goiás. AUDITORIA Na apresentação, foi feito um resumo do processo de auditoria que resultou na recomendação para manter a certificação. O auditor explicou os critérios de amostragem, disse que o plano apresentado pelo TCE-GO, bem como as atividades remotas propostas foram cumpridos. Ele destacou como pontos positivos do Tribunal com relação ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que embasa a certificação ISO 9001, a estruturação com foco nos processos de trabalho, as melhorias implementadas, a robustez do plano de contingência para atividades durante a pandemia, estrutura de TI aplicada, suportando a continuidade da execução dos processos e diversidade dos meios de comunicação com os públicos interno e externo. Os pontos positivos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), ISO 14001, foram a convergência de seus objetivos com os sugeridos pela ONU, programas internos de ações ambientais para aprimoramento do programa, controles operacionais consistentes, matriz de aspectos atualizada levando em consideração a pandemia e evolução no monitoramento de metas e resultados. OPORTUNIDADES DE MELHORIA Mondadori deixou claro que não foi encontrada nenhuma não-conformidade. Como oportunidades de melhoria da 9001, foram apontadas a possiblidade de aprimorar a calibração de padrões rastreáveis no laboratório de análise de asfalto e a descrição dos procedimentos realizados em caráter emergencial durante a pandemia, com o objetivo de transferência de conhecimento e padronização. Com relação à 14001, também sem inconformidades, sugeriu que a organização pode aprimorar o relatório final do plano de resposta a emergências e a sistemática de controle da informação documentada, unificado os critérios com o SGQ. A próxima etapa, para 2021, é a recertificação. Texto: Alexandre Alfaix |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
12 dez 2025 15:58:32 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão eletrônico da Seduc por irregularidades
Colegiado manteve os demais termos da primeira decisão, que concedeu medida cautelar
10 dez 2025 14:51:03 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Atendimento integral às crianças é defendido por conselheiro em seminário
Debate sobre educação infantil conheceu iniciativas do controle externo
09 dez 2025 15:23:16 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
Boas práticas do TCE-GO são apresentadas no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas
Servidores participaram de oficinas, reuniões e publicação de artigos em revista científica
08 dez 2025 15:12:37 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Tribunais de Contas participam da Cúpula Goiás 100% Transparente
Evento sedia debates sobre desafios e tendências na transparência do setor público
