TCE-GO utiliza robô para buscar irregularidades em licitações
TCE-GO utiliza robô para buscar irregularidades em licitações
Alice faz leitura automatizada dos documentos e aponta indícios de falhas
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 23/04/2019
- Atualizado em 23/03/2022
Os editais de licitação da Administração Pública serão lidos rapidamente pelo TCE-GO com a chegada da robô Alice. O sistema de Análise de Licitações e Editais vai verificar os documentos com o objetivo de encontrar inconsistências e indícios de irregularidades. A proposta da Secretaria de Controle Externo do Tribunal é utilizar Alice para fazer leitura automatizada em busca de falhas, em tempo real, de todos os editais publicados no Diário Oficial do Estado.
Criada pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2015, em seguida utilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Alice é capaz de cruzar dados e verificar, por exemplo, se um edital exige do fornecedor documentos desnecessários ou se as empresas concorrentes têm sócios em comum. Automatizada, a robô vai poupar o trabalho mecânico de vários servidores, que poderão ser locados em outras atividades de auditoria.
Segundo o chefe do Serviço de Informações Estratégicas do TCE-GO, Maurício Barros de Jesus, a ferramenta está sendo aprimorada com a contribuição de todos os TCs do Brasil, por meio da rede InfoContas, criada pela Atricon. “O desenvolvimento de soluções em rede tem como vantagens a otimização de esforços, redução dos custos e o compartilhamento das experiências entre os TCs, permitindo uma ação de controle a nível nacional, sem a necessidade de que cada Tribunal desenvolva sua própria solução”
O insumo primordial para a utilização da robô Alice é o acesso às bases de dados de licitações de todos os Jurisdicionados, contemplando, por exemplo, os editais, os participantes da licitação, os vencedores, os valores dos itens, dentre outras informações.
Prevista no Plano Diretor para o biênio 2019-2020, Alice está em fase de implementação e deve ser operacionalizada em outubro deste ano. “Alice será capaz de ler 100% dos editais. Com ela, conseguiremos priorizar documentos com maiores indícios de irregularidades. Como é fruto de contribuições a nível nacional, não gerou custos para o Tribunal”, explicou Maurício.

Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| TCE-GO utiliza robô para buscar irregularidades em licitações |
| Alice faz leitura automatizada dos documentos e aponta indícios de falhas |
| Por $nomeUsuarioPubli |
| 23/03/2022 |
Os editais de licitação da Administração Pública serão lidos rapidamente pelo TCE-GO com a chegada da robô Alice. O sistema de Análise de Licitações e Editais vai verificar os documentos com o objetivo de encontrar inconsistências e indícios de irregularidades. A proposta da Secretaria de Controle Externo do Tribunal é utilizar Alice para fazer leitura automatizada em busca de falhas, em tempo real, de todos os editais publicados no Diário Oficial do Estado. Criada pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2015, em seguida utilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Alice é capaz de cruzar dados e verificar, por exemplo, se um edital exige do fornecedor documentos desnecessários ou se as empresas concorrentes têm sócios em comum. Automatizada, a robô vai poupar o trabalho mecânico de vários servidores, que poderão ser locados em outras atividades de auditoria. Segundo o chefe do Serviço de Informações Estratégicas do TCE-GO, Maurício Barros de Jesus, a ferramenta está sendo aprimorada com a contribuição de todos os TCs do Brasil, por meio da rede InfoContas, criada pela Atricon. “O desenvolvimento de soluções em rede tem como vantagens a otimização de esforços, redução dos custos e o compartilhamento das experiências entre os TCs, permitindo uma ação de controle a nível nacional, sem a necessidade de que cada Tribunal desenvolva sua própria solução” O insumo primordial para a utilização da robô Alice é o acesso às bases de dados de licitações de todos os Jurisdicionados, contemplando, por exemplo, os editais, os participantes da licitação, os vencedores, os valores dos itens, dentre outras informações. Prevista no Plano Diretor para o biênio 2019-2020, Alice está em fase de implementação e deve ser operacionalizada em outubro deste ano. “Alice será capaz de ler 100% dos editais. Com ela, conseguiremos priorizar documentos com maiores indícios de irregularidades. Como é fruto de contribuições a nível nacional, não gerou custos para o Tribunal”, explicou Maurício.
|
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
27 nov 2025 09:58:27 calendar_today
person Adriano Souza Frausino Preira
Experiências do controle externo são destaque em evento sobre IA e políticas públicas
Auditorias e levantamentos foram apresentados na segunda parte do encontro
27 nov 2025 09:53:02 calendar_today
person Adriano Souza Frausino Preira
Inovações marcam o 2º Encontro de Inteligência Artificial e Políticas Públicas
Evento do TCE-GO explorou atuação do controle externo e uso da IA no setor público
25 nov 2025 18:10:03 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Municipalização do ensino é pauta de mesa técnica entre TCE-GO e Seduc
Instituições definiram prazos para entrega de documentos
25 nov 2025 12:56:21 calendar_today
person Adriano Souza Frausino Preira
Chefe de Gabinete do Conselheiro Sebastião Tejota, Gilvan Pires, é homenageado na Alego
Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira foi entregue em solenidade
