TCE-GO vai acompanhar elaboração de projeto de PPPs para universalizar esgoto em Goiás
TCE-GO vai acompanhar elaboração de projeto de PPPs para universalizar esgoto em Goiás
O planejamento foi apresentado ao Tribunal em reunião com a participação da Secretaria de Infraestrutura, Saneago, PGE-GO, BNDES e Fundace/USP
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 17/09/2024
- Atualizado em 18/09/2024
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) vai acompanhar todo o processo de elaboração do modelo de Parcerias Público Privadas (PPPs) que será adotado pelo Governo do Estado para universalizar o serviço de esgoto em Goiás. A iniciativa do Executivo visa atender a meta estabelecida no Novo Marco Legal do Saneamento, de que 90% da população tenha o esgoto coletado e tratado até 2033.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Sales, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, representantes do BNDES, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Universidade de São Paulo (USP), entre outros, apresentaram na manhã desta terça-feira (17/set) a técnicos do TCE-GO, ao gerente de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, Ricardo Souza Lobo, e ao Conselheiro Kennedy Trindade a metodologia de trabalho e as etapas de entrega do projeto. O BNDES foi contratado para estruturar o projeto, e a Fundace está atuando como entidade revisora.
Pedro Sales defendeu que, embora a Saneago (que atua em 233 dos 246 municípios goianos) seja uma empresa pública que se destacaria pelo alto nível de gestão e bons resultados operacionais, não seria possível sem o parceiro privado garantir a universalização do acesso ao serviço, especialmente nos pequenos municípios e mais distantes da capital. Segundo ele, o Governo de Goiás tem convicção de que o melhor modelo é das PPPs, e que o governo estará atento para garantir que o serviço seja prestado adequadamente à população e com preço justo.
O Conselheiro Kennedy Trindade destacou que o TCE-GO, cada vez mais, quer atuar como parceiro dos gestores públicos e como indutor de políticas públicas cada vez mais efetivas e a entrega de melhores serviços à sociedade. “Estamos à disposição para ajudar a destravar as engrenagens da administração pública.” O conselheiro solicitou, e o secretário concordou, que os técnicos do TCE-GO tenham acesso às entregas do BNDES, e possam tirar dúvidas, não somente ao final da elaboração do projeto. Ricardo Souza Lobo reforçou a importância desse acesso simultâneo, para que a equipe possa ampliar e aprofundar conhecimentos sobre o modelo de parceria com o setor privado que será proposto pelo Governo de Goiás.
Veja fotos no Flickr do TCE-GO.
Texto: Heloísa Lima; Fotos: Bia Rezende
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| TCE-GO vai acompanhar elaboração de projeto de PPPs para universalizar esgoto em Goiás |
| O planejamento foi apresentado ao Tribunal em reunião com a participação da Secretaria de Infraestrutura, Saneago, PGE-GO, BNDES e Fundace/USP |
| Por $nomeUsuarioPubli |
| 18/09/2024 |
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) vai acompanhar todo o processo de elaboração do modelo de Parcerias Público Privadas (PPPs) que será adotado pelo Governo do Estado para universalizar o serviço de esgoto em Goiás. A iniciativa do Executivo visa atender a meta estabelecida no Novo Marco Legal do Saneamento, de que 90% da população tenha o esgoto coletado e tratado até 2033. O secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Sales, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, representantes do BNDES, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Universidade de São Paulo (USP), entre outros, apresentaram na manhã desta terça-feira (17/set) a técnicos do TCE-GO, ao gerente de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, Ricardo Souza Lobo, e ao Conselheiro Kennedy Trindade a metodologia de trabalho e as etapas de entrega do projeto. O BNDES foi contratado para estruturar o projeto, e a Fundace está atuando como entidade revisora. Pedro Sales defendeu que, embora a Saneago (que atua em 233 dos 246 municípios goianos) seja uma empresa pública que se destacaria pelo alto nível de gestão e bons resultados operacionais, não seria possível sem o parceiro privado garantir a universalização do acesso ao serviço, especialmente nos pequenos municípios e mais distantes da capital. Segundo ele, o Governo de Goiás tem convicção de que o melhor modelo é das PPPs, e que o governo estará atento para garantir que o serviço seja prestado adequadamente à população e com preço justo. O Conselheiro Kennedy Trindade destacou que o TCE-GO, cada vez mais, quer atuar como parceiro dos gestores públicos e como indutor de políticas públicas cada vez mais efetivas e a entrega de melhores serviços à sociedade. “Estamos à disposição para ajudar a destravar as engrenagens da administração pública.” O conselheiro solicitou, e o secretário concordou, que os técnicos do TCE-GO tenham acesso às entregas do BNDES, e possam tirar dúvidas, não somente ao final da elaboração do projeto. Ricardo Souza Lobo reforçou a importância desse acesso simultâneo, para que a equipe possa ampliar e aprofundar conhecimentos sobre o modelo de parceria com o setor privado que será proposto pelo Governo de Goiás. Veja fotos no Flickr do TCE-GO. Texto: Heloísa Lima; Fotos: Bia Rezende |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
05 dez 2025 14:51:28 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO avalia contratação de serviços de gestão de aeródromos pela Goinfra
A contratação é para administração e manutenção de aeródromos públicos estaduais
05 dez 2025 14:46:03 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO revoga medida cautelar que suspendeu compras da Seduc
A análise trata da aquisição de equipamentos para laboratórios de colégios estaduais
05 dez 2025 14:26:50 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Programa Nacional de Transparência Pública divulga as avalições de 2025
O TCE-GO e outras 16 instituições estaduais goianas conquistaram o selo Diamante
04 dez 2025 14:19:41 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Rede integrar apresenta referencial para avaliar transferência de equipamentos hospitalares
Auditora do TCE-GO apresentou trabalho desenvolvido pelo grupo
