TCE-GO visita municípios para examinar políticas públicas voltadas à primeira infância
TCE-GO visita municípios para examinar políticas públicas voltadas à primeira infância
Em Goiás, auditoria está sendo realizada em parceria com o TCM-GO
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 21/05/2025
- Atualizado em 22/05/2025
Resumo da notícia
- Auditoria operacional integra todos os tribunais de contas do país
- Ação é coordenada pelo IRB e Atricon
- Programas ESF e Criança Feliz estão sendo avaliados
- Em Goiás, ação integra TCE-GO e TCM-GO
Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) estão em visita aos municípios selecionados como amostra para auditoria operacional coordenada nas ações governamentais de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. A iniciativa é coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico da Primeira Infância (CTPI), presidido pelo conselheiro Edson Ferrari, do TCE-GO.

A fiscalização envolve todos os tribunais de contas do país e tem foco nos programas de visitação domiciliar para promoção da saúde e proteção social: Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Criança Feliz). A conclusão está prevista para o final do mês de julho, com os resultados sendo apresentados no 2º Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi), no final de agosto, em Belo Horizonte.
Equipe do TCE-GO visita o município de Cristalina-GO nesta semana e, em seguida, irá a São João d´Aliança-GO. Questionários são aplicados aos secretários municipais de assistência social e de saúde, aos coordenadores e às equipes de campo dos programas de visitação domiciliar, além das famílias beneficiárias.
Em Goiás, o trabalho é feito em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), cuja equipe está visitando os municípios de Goianira-GO e Ceres-GO. Em Goiânia, as visitas de campo estão sendo realizadas em conjunto.
Pelo TCE-GO, participam das visitas os servidores Renner Teles da Rocha Lima, Wilson Ferreira de Lima e Liliane Gonçalves da Costa Pina, sob a coordenação do chefe do Serviço de Fiscalização da Segurança Pública e Cidadania, Valdo de Sousa Filho, e supervisão da gerente de Fiscalização do Eixo Social, Gabriela de Souza Figueiredo.

AUDITORIA
A metodologia da fiscalização foi definida pelo CTPI e busca verificar ações governamentais de atenção à primeira infância, que vai do zero aos seis anos de idade, etapa fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano, com repercussões por toda a vida. A auditoria examina a execução de políticas públicas de visitas domiciliares, consideradas essenciais. Os programas ESF e Criança Feliz têm o propósito de fortalecer a família e o cuidado com as suas crianças, por meio da ação de agentes comunitários de saúde e visitadoras.

Texto: Bruno Balduino, com informações do Serviço de Fiscalização da Segurança Pública e Cidadania e do CTPI-IRB
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| TCE-GO visita municípios para examinar políticas públicas voltadas à primeira infância |
| Em Goiás, auditoria está sendo realizada em parceria com o TCM-GO |
| Por $nomeUsuarioPubli |
| 22/05/2025 |
Resumo da notícia - Auditoria operacional integra todos os tribunais de contas do país - Ação é coordenada pelo IRB e Atricon - Programas ESF e Criança Feliz estão sendo avaliados - Em Goiás, ação integra TCE-GO e TCM-GO
Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) estão em visita aos municípios selecionados como amostra para auditoria operacional coordenada nas ações governamentais de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. A iniciativa é coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico da Primeira Infância (CTPI), presidido pelo conselheiro Edson Ferrari, do TCE-GO.
A fiscalização envolve todos os tribunais de contas do país e tem foco nos programas de visitação domiciliar para promoção da saúde e proteção social: Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Criança Feliz). A conclusão está prevista para o final do mês de julho, com os resultados sendo apresentados no 2º Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi), no final de agosto, em Belo Horizonte. Equipe do TCE-GO visita o município de Cristalina-GO nesta semana e, em seguida, irá a São João d´Aliança-GO. Questionários são aplicados aos secretários municipais de assistência social e de saúde, aos coordenadores e às equipes de campo dos programas de visitação domiciliar, além das famílias beneficiárias. Em Goiás, o trabalho é feito em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), cuja equipe está visitando os municípios de Goianira-GO e Ceres-GO. Em Goiânia, as visitas de campo estão sendo realizadas em conjunto. Pelo TCE-GO, participam das visitas os servidores Renner Teles da Rocha Lima, Wilson Ferreira de Lima e Liliane Gonçalves da Costa Pina, sob a coordenação do chefe do Serviço de Fiscalização da Segurança Pública e Cidadania, Valdo de Sousa Filho, e supervisão da gerente de Fiscalização do Eixo Social, Gabriela de Souza Figueiredo.
AUDITORIA A metodologia da fiscalização foi definida pelo CTPI e busca verificar ações governamentais de atenção à primeira infância, que vai do zero aos seis anos de idade, etapa fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano, com repercussões por toda a vida. A auditoria examina a execução de políticas públicas de visitas domiciliares, consideradas essenciais. Os programas ESF e Criança Feliz têm o propósito de fortalecer a família e o cuidado com as suas crianças, por meio da ação de agentes comunitários de saúde e visitadoras.
Texto: Bruno Balduino, com informações do Serviço de Fiscalização da Segurança Pública e Cidadania e do CTPI-IRB |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
19 dez 2025 18:27:11 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO e secretarias debatem transparência de emendas parlamentares
Secretário e técnicos da SES e da Serint se reuniram com presidente em exercício
19 dez 2025 09:10:47 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO determina correções no projeto de universalização do esgoto em Goiás
A ação tem custo de R$ 10,1 bilhões e abrange esgotamento sanitário de 217 cidades
18 dez 2025 17:16:35 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
O TCE-GO quer saber: o que é importante para você?
Participe da consulta pública e ajude a definir as prioridades do controle externo
15 dez 2025 16:30:47 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Auditoria avalia programas de saúde e primeira infância em Goiás
TCE-GO fez determinações e recomendações a órgãos do Governo de Goiás
