Tribunais de contas economizam R$ 5 para cada real recebido

• person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
  • schedule 27/02/2019
  • Atualizado em 22/03/2022

Para cada real investido nos tribunais de contas há um retorno de R$ 5 em favor do erário. A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, conselheiro Celmar Rech, ao dar boas-vindas a dezenas de estudantes de três instituições de ensino superior em visita técnica ao órgão, na tarde de hoje (27/fev). Ele estava se referindo ao desconhecimento, por parte do grande público, do que sejam as cortes de contas, de suas atribuições e competências. Apesar das críticas e incompreensões, os TCs são importantes instrumentos do Estado para a boa aplicação dos recursos públicos.

Celmar Rech parabenizou as professoras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Faculdade Esup de Goiânia e do Instituto Federal Goiano (IFG) pela iniciativa de levarem alunos a conhecer de perto o Tribunal de Contas. O conselheiro ainda estimulou os estudantes a participarem de concurso público que deverá ser realizado pela Corte de Contas em breve.

Rech contou que, juntamente com os demais presidentes dos tribunais brasileiros, esteve ontem (26/fev) com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, oportunidade em que se tratou da PEC 22, Proposta de Emenda à Constituição que, entre outras coisas, visa alterar a composição dos órgãos de controle externo. Entre as mudanças preconizadas está o aumento de duas para quatro as vagas reservadas aos conselheiros oriundos da área técnica. Ele informou que os dirigentes também trataram com o ministro da colaboração que já prestam e que podem ainda ampliar no esforço nacional para o combate à corrupção.

Os estudantes de Direito  ouviram palestra proferida pelo assessor da Presidência, Dione de Oliveira Sant’Ana, sobre o funcionamento, estrutura e atribuições do TCE e em seguida assistiram à sessão plenária. Já os acadêmicos de Engenharia Civil do IFG conheceram os laboratórios móvel e físico do Tribunal, com equipamentos destinados a aferir a qualidade dos materiais utilizados nas obras rodoviárias.

As visitas acadêmicas fazem parte de projeto de fomento ao controle social, a cargo da Ouvidoria do TCE-GO e do Instituto Leopoldo de Bulhões.

Veja mais fotos no Flickr do TCE-GO.

*Texto: Antônio Gomes

Tribunais de contas economizam R$ 5 para cada real recebido
Informação foi repassada por Celmar Rech a estudantes em visita técnica
22/03/2022

Veja mais fotos no Flickr do TCE-GO.

*Texto: Antônio Gomes