Tribunais de contas querem modelo padronizado de governança
Tribunais de contas querem modelo padronizado de governança
Encontro em Brasília trata da implementação de políticas de governança e gestão
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 28/04/2023
O Comitê de Governança da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) reuniu-se ontem (27/abr), no Instituto Serzedello Corrêa, no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, para tratar da implementação de políticas de governança nos órgãos de controle externo. O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) foi representado pela diretora de Governança, Planejamento e Gestão, Vera Núbia Zandonadi.
Durante o encontro, foi debatida a importância de um modelo único de governança e gestão que oriente, resguardadas as particularidades de cada corte, a aplicação nos tribunais de contas, ampliando essa noção para um modelo de atuação em nível nacional, de modo a gerar o compromisso por resultados e facilitar o diálogo e a troca de informações entre as cortes.
Também foram estabelecidas propostas de ações de padronização de integridade e compliance e apresentadas boas práticas de ações já consolidadas pelos tribunais de contas nessas áreas e nas de controle e gestão de riscos.
Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| Tribunais de contas querem modelo padronizado de governança |
| Encontro em Brasília trata da implementação de políticas de governança e gestão |
| Por $nomeUsuarioPubli |
O Comitê de Governança da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) reuniu-se ontem (27/abr), no Instituto Serzedello Corrêa, no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, para tratar da implementação de políticas de governança nos órgãos de controle externo. O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) foi representado pela diretora de Governança, Planejamento e Gestão, Vera Núbia Zandonadi. Durante o encontro, foi debatida a importância de um modelo único de governança e gestão que oriente, resguardadas as particularidades de cada corte, a aplicação nos tribunais de contas, ampliando essa noção para um modelo de atuação em nível nacional, de modo a gerar o compromisso por resultados e facilitar o diálogo e a troca de informações entre as cortes. Também foram estabelecidas propostas de ações de padronização de integridade e compliance e apresentadas boas práticas de ações já consolidadas pelos tribunais de contas nessas áreas e nas de controle e gestão de riscos. Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO) |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 ago 2026 17:47:56 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Seminário Soluções Ambientais: acessibilidade em parques foi um dos temas abordados
Experiência em área do Cerrado no Maranhão foi compartilhada durante o evento
14 ago 2026 14:26:24 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Seminário destaca diálogo intersetorial para sucesso de políticas ambientais
Evento contou com representantes de diversas áreas e foi realizado no Tribunal de Contas do Estado de Goiás
14 ago 2026 10:44:01 calendar_today
person VIVIAN CANDIDA MAIA
TCE-GO realiza segunda mesa técnica para acompanhar obras no autódromo
Tribunal e Estado buscam soluções consensuais para os problemas encontrados
12 ago 2026 18:59:05 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO adere à Rede Nacional pela Proteção das Mulheres
Base de dados de tribunais de contas subsidiou elaboração de um diagnóstico sobre o tema
