Tribunal de Contas define valor de alçada para Tomada de Contas Especial em 2023
Tribunal de Contas define valor de alçada para Tomada de Contas Especial em 2023
O valor de alçada é aplicável para fins de instauração, conversão ou continuidade processual no âmbito dos tribunais de contas
- person Leonardo Rocha Miranda
- schedule 07/02/2023
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) aprovou em sessão administrativa a Resolução Normativa nº 3/2023, que visa estabelecer novo valor de alçada para as Tomadas de Contas Especiais (TCE) no âmbito da Corte de Contas. O relator do processo, conselheiro Kennedy Trindade, propôs a fixação do valor em R$ 60.000,00 para o exercício de 2023.
Segundo o relatório, a mudança se justifica “pelo alto custo de um processo dessa natureza que, em regra, mobiliza os órgãos repassadores de recursos, na denominada fase interna, com feições de um inquérito, e, assim que concluída, mobiliza o Tribunal de Contas”. Ao final, se as contas forem julgadas irregulares, imputa-se multa ou ressarcimento ao erário ao agente causador do dano.
A proposta foi formulada pela Secretaria de Controle Externo, por meio de sua unidade de Serviço de Fiscalização de Tomada de Contas, responsável pela análise dos processos que tratam de TCE encaminhados ao Tribunal.
O objetivo de uma Tomada de Contas Especial é apurar responsabilidade por omissão no dever de prestar contas ou por dano causado ao erário, depois de esgotadas as medidas administrativas internas com vistas à regularização das contas ou de ressarcimento do dano, tendo o instrumento caráter de exceção.
REGULAMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
O Tribunal de Contas do Estado também aprovou nessa sessão a Resolução Normativa n° 2/2023, que altera a Resolução Normativa n° 8/2022, que diz respeito à regulamentação dos procedimentos de tomada de contas especial, no que se refere à instauração, organização e encaminhamento, e dispõe sobre a instrução e o julgamento da tomada de contas especial no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. O relator também foi o conselheiro Kennedy Trindade.
Texto: Leonardo Rocha Miranda (Dicom/TCE-GO)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Tribunal de Contas define valor de alçada para Tomada de Contas Especial em 2023 |
O valor de alçada é aplicável para fins de instauração, conversão ou continuidade processual no âmbito dos tribunais de contas |
Por $nomeUsuarioPubli |
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) aprovou em sessão administrativa a Resolução Normativa nº 3/2023, que visa estabelecer novo valor de alçada para as Tomadas de Contas Especiais (TCE) no âmbito da Corte de Contas. O relator do processo, conselheiro Kennedy Trindade, propôs a fixação do valor em R$ 60.000,00 para o exercício de 2023. Segundo o relatório, a mudança se justifica “pelo alto custo de um processo dessa natureza que, em regra, mobiliza os órgãos repassadores de recursos, na denominada fase interna, com feições de um inquérito, e, assim que concluída, mobiliza o Tribunal de Contas”. Ao final, se as contas forem julgadas irregulares, imputa-se multa ou ressarcimento ao erário ao agente causador do dano. A proposta foi formulada pela Secretaria de Controle Externo, por meio de sua unidade de Serviço de Fiscalização de Tomada de Contas, responsável pela análise dos processos que tratam de TCE encaminhados ao Tribunal. O objetivo de uma Tomada de Contas Especial é apurar responsabilidade por omissão no dever de prestar contas ou por dano causado ao erário, depois de esgotadas as medidas administrativas internas com vistas à regularização das contas ou de ressarcimento do dano, tendo o instrumento caráter de exceção. REGULAMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS O Tribunal de Contas do Estado também aprovou nessa sessão a Resolução Normativa n° 2/2023, que altera a Resolução Normativa n° 8/2022, que diz respeito à regulamentação dos procedimentos de tomada de contas especial, no que se refere à instauração, organização e encaminhamento, e dispõe sobre a instrução e o julgamento da tomada de contas especial no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. O relator também foi o conselheiro Kennedy Trindade. Texto: Leonardo Rocha Miranda (Dicom/TCE-GO)
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
12 mai 2025 18:03:23 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Reunião no TCE-MG define data do 2º Encontro Nacional da Primeira Infância
Presidente do CTPI-IRB falou sobre impactos das desigualdades sobre as crianças
12 mai 2025 16:39:15 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Comunicação do TCE-GO anuncia classificados para nova etapa de seletiva de estágio
Nova etapa será realizada em 15 de maio, na sede do Tribunal
12 mai 2025 14:22:13 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Gaepe-GO apresenta Guia de Expansão Qualificada de Vagas na Educação Infantil
Proposta de formulário digital para levantamento de informações sobre os sistemas municipais de ensino em Goiás também foi apresentada
09 mai 2025 14:51:41 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Economia promove palestra sobre planejamento estratégico no auditório do TCE-GO
Metodologia busca transformar o planejamento estratégico da Secretaria em ações efetivas, com foco em resultados e alinhamento entre equipes