ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE

 

A acessibilidade desenvolvida no site do TCE-GO, tem como objetivo auxiliar usuários portadores de necessidades especiais oferencendo recursos sistêmicos alternativos para facilitar o acesso à plataforma web. De acordo com determinações legais, o TCE-GO faz uso das melhores práticas de acessibilidade para facilitar o acesso ao conteúdo e serviços em seu portal.

Atendendo à lei, o TCE-GO tem a intenção de promover a inclusão tecnológica a qualquer cidadão, seus servidores e Jurisdicionados na medida em que oferece recursos de navegação que auxiliam as pessoas que possuem alguma dificuldade  física entre os demais usuários. Dificuldades que atingem algum dos sentidos humanos, utilizados durante o acesso, como: o tato, a audição e a visão.

Indivíduos com deficiência visual, auditiva, cognitiva ou motora, com baixa capacidade de assimilação ou pouca habilidade tecnológica e os idosos devem ter acesso às informações com o mínimo de limitações possíveis. 

Garantir que um maior número de usuários, em diferentes condições físicas ou cognitivas, possa navegar no Portal TCE-GO é uma premissa estabelecida pela Lei de Acessibilidade para sítios eletrônicos do Governo Federal (Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000).

Os recursos de aumento de fonte de texto e alteração dos esquemas de cores, disponíveis no topo das páginas, contribuem para acesso ao conteúdo por pessoas com disfunções visuais comuns ou raras, como a miopia e o daltonismo.

Recursos alternativos de navegação, como o uso de teclas de atalho ao invés do mouse, simplificam o acesso de indivíduos com cegueira ou dificuldades locomotoras permanentes ou temporárias. A descrição textual alternativa de elementos visuais (fotos, imagens, gráficos e tabelas) permite a captura de textos por softwares de leitura de tela que, por sua vez, podem converter informações textuais em sistemas sonoros ou táteis.

O uso de linguagem direta e de símbolos, imagens e itens de navegação padronizados pretende tornar o conteúdo publicado suficientemente intuitivo e livre de obstáculos ao acesso. 

A disposição dos controles e funcionalidades da interface gráfica, tanto quanto seu aspecto geral, visam a atender às especificações internacionais de ergonomia e acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C), da organização Acessibilidade Brasil, bem como das demandas de adequação para sítios institucionais estabelecidas pela política federal de Governo Eletrônico (e-Gov).

 

Sobre o Portal do TCE-GO

O portal do TCE-GO apresenta vários recursos para facilitar o acesso ao seu conteúdo para qualquer cidadão.

Atalhos/funções específicas

O portal do TCE-GO oferece atalhos específico para navegação nas suas páginas, como:

Teclas de Atalho
Atalho Ação
Alt+1 Ir para o conteúdo
Alt+2 Ir para o menu
Alt+3 Ir para o campo de pesquisa
Alt+4 Ir para instruções de acessibilidade
Alt+5 Ativar/Desativar alto contraste
Alt+6 Aumentar tamanho da fonte
Alt+7 Diminuir tamanho da fonte

Tamanho da letra

A maioria dos navegadores atuais já possuem implementações próprias para ajustes de tamanho de letra e a mesma pode ser usada para esse portal. Para isso basta usar as seguintes combinações de teclas:

Aumentar letra:
“ctrl +” no Windows ou “cmd +” no Mac OS
Diminuir letra:
“ctrl -” no Windows ou “cmd -” no Mac OS
Tamanho original:
“ctrl 0(zero)” no Windows ou “cmd 0(zero)” no Mac OS

Alguns navegadores também aceitam mudança de tamanho usando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada. 

Menu para navegação por teclado

Ao pressionar a tecla “tab” para navegação do portal por teclado, abre-se um submenu que leva direto aos pontos principais da página. O menu se fecha sozinho se nenhuma opção for selecionada.

Letras e fundo com alto contraste

O estilo do portal foi criado de forma que todo o texto apresente um contraste mínimo de 4,5:1 em relação ao fundo, como recomendado pelo eMAG: http://emag.governoeletronico.gov.br/#s2.4

Suporte para libras

Usuários que preferirem o conteúdo do portal traduzido para libras, podem fazer uso do aplicativo Ribená, disponível gratuitamente no topo de cada página, incluíndo esta.

Navegação assistida

O portal foi estruturado para facilitar navegação assistida, seguindo as recomendações de acessibilidade do Web Content Accessibility Guidelines 2.0 (Guia de acessibilidade para conteúdo da web 2.0) e do eMAG 3.1, sendo estes o guia internacional e o nacional mais recente, respectivamente.

 

Acessibilidade no Governo