Instituição

A Escola Superior de Controle Externo Aélson Nascimento criada pela Lei nº 20.990/2021, implementada e regulamentada pela Resolução Administrativa nº 03/2021 , que busca elaborar ações de forma estruturadas e integradas, atendendo quatro eixos principais: público interno, com cursos para cada área Controle Externo (fim), Administração (meio) buscando o desenvolvimento de competências para os servidores do TCE-GO; e sociedade civil, com ações educacionais, visando contribuir com o processo de conscientização da sociedade em busca de uma maior participação e controle social.
A ESCOEX Aelson Nascimento/TCE-GO tem como finalidade a profissionalização e a qualificação dos servidores e gestores públicos nas áreas de fiscalização, planejamento e gestão orçamentária, financeira, contábil, operacional, patrimonial e de pessoal. Promover ensino e pesquisa na área de Administração Pública, voltados para o desenvolvimento e a difusão de conhecimento, fazendo uso de modelos e metodologias com a inovação, a transparência, a responsabilização, a melhoria do desempenho e do controle governamental, em consonância com as expectativas e necessidades da sociedade.
As ações educacionais da ESCOEX fundamentam-se nos princípios da gestão por competências e possuem metodologias voltadas para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho, principalmente das atividades dos servidores. Abarcando complementarmente aos jurisdicionados e a sociedade civil, com foco no controle social.

 

Missão

Promover e difundir a capacitação e o conhecimento de Membros, gestores e servidores do TCE-GO, de seus jurisdicionados, bem como da sociedade, para o efetivo controle da administração, o exercício eficiente da gestão pública e o estímulo ao controle social.

Visão

Ser reconhecida como uma escola de excelência perante a sociedade, os jurisdicionados, os servidores, os parceiros e outras instituições, assumindo seu protagonismo na difusão e gestão do conhecimento.