Conheça o Sistema Tribunais de Contas: Atricon
Conheça o Sistema Tribunais de Contas: Atricon
Série de artigos descreve as entidades que compõem o sistema de controle externo no Brasil
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 15/01/2024
- Atualizado em 22/01/2024
A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) foi criada durante a 27ª Reunião do Conselho Dirigente do Centro de Coordenação dos TCs do Brasil, promovido pelo TCE de Goiás, em Caldas Novas, em 1992. O objetivo da entidade é garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos tribunais de contas e de seus membros (ministros, conselheiros, ministros e conselheiros substitutos), visando aprimorar o Sistema Tribunais de Contas do Brasil em benefício da sociedade.
Para isso, a Atricon investe e estimula a troca de informações e experiências entre os membros dos tribunais de contas, ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para aprimorar a eficácia dos sistemas de controle da administração pública.
O presidente atual é Cézar Miola, do TCE-RS. Para a gestão 2024-2025, foi eleito para presidir a entidade Edilson de Sousa Silva (TCE-RO). O TCE-GO está representado na atual diretoria pelo conselheiro substituto Humberto Lustosa, diretor da Vice-Presidência de Defesa dos Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos.
Na próxima gestão, além de Humberto Lustosa, o atual presidente do TCE goiano, Saulo Mesquita, irá compor a Diretoria de Relações Jurídico-Institucionais.
Para mais informações, acesse o site da Atricon.
Além dos 33 tribunais de contas e da Atricon, há também outras entidades representativas, cada qual com sua especificidade, que contribuem com o aprimoramento do controle externo no país. Entre elas, estão o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
Também podem ser citadas a Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e o Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop), que prestam relevantes serviços à sociedade.
Veja, abaixo, recortes de jornais à época da criação da Atricon.
Leia também:
Conheça o Sistema Tribunais de Contas: Instituto Rui Barbosa
Conheça o Sistema Tribunais de Contas: Audicon
Conheça o Sistema Tribunais de Contas: CNPTC
Texto: Alexandre Alfaix. Ilustração: Anderson de Castro
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Conheça o Sistema Tribunais de Contas: Atricon |
Série de artigos descreve as entidades que compõem o sistema de controle externo no Brasil |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/01/2024 |
A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) foi criada durante a 27ª Reunião do Conselho Dirigente do Centro de Coordenação dos TCs do Brasil, promovido pelo TCE de Goiás, em Caldas Novas, em 1992. O objetivo da entidade é garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos tribunais de contas e de seus membros (ministros, conselheiros, ministros e conselheiros substitutos), visando aprimorar o Sistema Tribunais de Contas do Brasil em benefício da sociedade. Para isso, a Atricon investe e estimula a troca de informações e experiências entre os membros dos tribunais de contas, ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento de estratégias e ferramentas para aprimorar a eficácia dos sistemas de controle da administração pública. O presidente atual é Cézar Miola, do TCE-RS. Para a gestão 2024-2025, foi eleito para presidir a entidade Edilson de Sousa Silva (TCE-RO). O TCE-GO está representado na atual diretoria pelo conselheiro substituto Humberto Lustosa, diretor da Vice-Presidência de Defesa dos Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos. Na próxima gestão, além de Humberto Lustosa, o atual presidente do TCE goiano, Saulo Mesquita, irá compor a Diretoria de Relações Jurídico-Institucionais. Para mais informações, acesse o site da Atricon. Além dos 33 tribunais de contas e da Atricon, há também outras entidades representativas, cada qual com sua especificidade, que contribuem com o aprimoramento do controle externo no país. Entre elas, estão o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon). Também podem ser citadas a Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e o Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop), que prestam relevantes serviços à sociedade. Veja, abaixo, recortes de jornais à época da criação da Atricon. Leia também: Conheça o Sistema Tribunais de Contas: Instituto Rui Barbosa Texto: Alexandre Alfaix. Ilustração: Anderson de Castro
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
22 mai 2025 09:18:50 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO divulga metodologia de avaliação da gestão estadual em temas como saúde, educação e gestão fiscal
Os resultados do primeiro ciclo de avaliação do IEGE-GO serão divulgados em breve
21 mai 2025 16:35:18 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO visita municípios para examinar políticas públicas voltadas à primeira infância
Em Goiás, auditoria está sendo realizada em parceria com o TCM-GO
21 mai 2025 15:22:47 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Planos diretores do TCE-GO para o biênio publicados no Diário de Contas
Documento traz iniciativas de curto, médio e longo prazos para as ações do órgão fiscalizador
21 mai 2025 13:55:01 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Servidores conhecem IA que analisa decisões no TC-DF
O ADA foi lançado em 2024 e tem o objetivo de aprimorar a análise e o monitoramento de decisões