TCE-GO conclui aferição do nível de transparência de emendas estaduais
TCE-GO conclui aferição do nível de transparência de emendas estaduais
Medidas corretivas foram discutidas em reunião nesta quarta-feira
- person Gabriella Nunes De Gouvêa
- schedule 15/01/2026
- Atualizado em 16/01/2026
|
Resumo da notícia |
O índice de transparência ativa do Estado de Goiás com relação aos recursos oriundos de emendas parlamentares é de 64,17%, nível considerado adequado de acordo com a metodologia aplicada. Segundo o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Sebastião Tejota, relator da matéria, o “resultado permite concluir que não há óbice para a execução orçamentária das emendas relativas ao exercício de 2026”. Há, no entanto, a necessidade de adotar “medidas corretivas e aprimoramentos” a fim de alcançar “a conformidade plena e o atendimento integral das disposições normativas”.
Essas medidas corretivas foram pauta de reunião realizada nesta quarta-feira (14/jan) junto a representantes das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e de Relações Institucionais (Serint). Eles apresentaram ao conselheiro e à equipe técnica do Tribunal informações sobre fluxos e processos utilizados atualmente para dar transparência às emendas e comentaram as medidas que serão adotadas.
Entre as determinações feitas pelo TCE-GO estão: a listagem completa das emendas aprovadas para o exercício, e não somente das que já possuem empenho vinculado; descrição detalhada do propósito do gasto aprovado, incluindo projeto ou atividade a ser executada; e cronograma completo para execução da emenda. O Estado tem prazo de 15 dias para apresentar um plano de ação.
TAEP
A apuração do índice de transparência ativa do Estado foi realizada pelo Tribunal entre os dias 29 e 31 dezembro de 2025 e atende ao disposto na Resolução Normativa nº 11/2025, editada em conformidade com as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre padrões de transparência, publicidade e rastreabilidade das emendas. Para a aferição, o TCE-GO aplicou o Indicador de Transparência Ativa em Emendas Parlamentares (TAEP), metodologia que avalia os dados disponibilizados nos portais oficiais com base em quatro aspectos principais: divulgação, detalhamento, acessibilidade e atualização das informações. O índice foi desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e ajustado à realidade estadual.
EMENDAS 2025
Dados disponibilizados no Observatório do Cidadão, no painel Destinação dos Recursos das Emendas Parlamentares Individuais Impositivas, mostram que em 2025 o valor autorizado para emendas foi de R$ 531.638.040,00, o que representa um aumento de 12,2% em relação a 2024. Considerando o montante pago, a porcentagem diminuiu em relação a 2024: no ano passado, 74,9% do valor autorizado foi pago, enquanto em 2024 a porcentagem foi de 95,1%. Com relação à modalidade das emendas, as transferências especiais (conhecidas como emendas Pix) corresponderam a 16,5% do valor pago em emendas em 2024, enquanto no ano passado as transferências especiais representaram 4,4%.
Confira fotos da reunião realizada junto a representantes do Executivo no Flickr do TCE-GO.
Texto: Gabriella Gouvêa; Fotos: Kazuo
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
|
| TCE-GO conclui aferição do nível de transparência de emendas estaduais | |
| Medidas corretivas foram discutidas em reunião nesta quarta-feira | |
| Por $nomeUsuarioPubli | |
| 16/01/2026 | |
Essas medidas corretivas foram pauta de reunião realizada nesta quarta-feira (14/jan) junto a representantes das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e de Relações Institucionais (Serint). Eles apresentaram ao conselheiro e à equipe técnica do Tribunal informações sobre fluxos e processos utilizados atualmente para dar transparência às emendas e comentaram as medidas que serão adotadas. Entre as determinações feitas pelo TCE-GO estão: a listagem completa das emendas aprovadas para o exercício, e não somente das que já possuem empenho vinculado; descrição detalhada do propósito do gasto aprovado, incluindo projeto ou atividade a ser executada; e cronograma completo para execução da emenda. O Estado tem prazo de 15 dias para apresentar um plano de ação. TAEP A apuração do índice de transparência ativa do Estado foi realizada pelo Tribunal entre os dias 29 e 31 dezembro de 2025 e atende ao disposto na Resolução Normativa nº 11/2025, editada em conformidade com as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre padrões de transparência, publicidade e rastreabilidade das emendas. Para a aferição, o TCE-GO aplicou o Indicador de Transparência Ativa em Emendas Parlamentares (TAEP), metodologia que avalia os dados disponibilizados nos portais oficiais com base em quatro aspectos principais: divulgação, detalhamento, acessibilidade e atualização das informações. O índice foi desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e ajustado à realidade estadual. EMENDAS 2025 Dados disponibilizados no Observatório do Cidadão, no painel Destinação dos Recursos das Emendas Parlamentares Individuais Impositivas, mostram que em 2025 o valor autorizado para emendas foi de R$ 531.638.040,00, o que representa um aumento de 12,2% em relação a 2024. Considerando o montante pago, a porcentagem diminuiu em relação a 2024: no ano passado, 74,9% do valor autorizado foi pago, enquanto em 2024 a porcentagem foi de 95,1%. Com relação à modalidade das emendas, as transferências especiais (conhecidas como emendas Pix) corresponderam a 16,5% do valor pago em emendas em 2024, enquanto no ano passado as transferências especiais representaram 4,4%. Texto: Gabriella Gouvêa; Fotos: Kazuo |
|
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
03 mar 2026 17:24:56 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Ferramenta automatiza conferência de informações e otimiza trabalho do TCE-GO
Economicidade de tempo e recursos se aplica à análise de despesas com pessoal
03 mar 2026 14:17:35 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
CNBB conhecerá as atividades do Comitê Técnico da Primeira Infância
Cuidado das crianças será tema da Campanha da Fraternidade 2027
27 fev 2026 18:29:17 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Cautelar suspende pagamentos em contrato para manutenção de aeronave
Medida foi tomada para reduzir possíveis danos ao erário
27 fev 2026 18:05:04 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE Explica: O que é, afinal, a prestação das contas do governador?
TCE-GO é responsável por análise técnica e emissão de parecer prévio
