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TCE-GO divulga resultados da pesquisa “Como será o Tribunal de Contas do Futuro”

TCE-GO divulga resultados da pesquisa “Como será o Tribunal de Contas do Futuro”

Respostas mostraram a percepção de atores relevantes dos TCs em todo o Brasil e podem contribuir na elaboração de estratégias dos órgãos de controle

  • person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
  • schedule 30/09/2020
  • Atualizado em 22/03/2022
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Uma instituição líder em gestão, democrática, tecnológica e técnica. Essa é a expectativa da maioria das pessoas que responderam à pesquisa em âmbito nacional realizada pela Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (Diplan) do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) sobre “Como Será o Tribunal de Contas do Futuro”. O resultado da pesquisa está disponível a partir de hoje (30/set) no site do TCE-GO.

Um dado relevante da pesquisa, talvez explicado por ter sido respondida espontaneamente e por um público qualificado, foi o alto índice de compreensão do papel de um tribunal de contas (TC): 40,7% afirmaram compreender totalmente e 34,0% compreendem muito. O que se confirma nas respostas seguintes, onde 94,2% afirmaram que um TC atua na fiscalização de recursos públicos, enquanto 45,5% disseram tratar-se de um órgão relevante para a sociedade.

A maioria dos respondentes (75,3%) concorda, pelo menos parcialmente, que os TCs têm contribuído para o combate à pandemia de Covid-19. Por outro lado, 14,3% discordam, parcialmente ou totalmente, de tal contribuição.

Das alternativas ligadas à noção de um TC que faz a diferença na vida do cidadão, as que obtiveram maior número de respostas foram “criar formas de prevenir e combater o mau uso do dinheiro público” e “melhorar o desempenho das políticas e serviços públicos”, “prestar informações a quem delas necessite” e “criar formas de ouvir e entender as necessidades dos cidadãos”.

As pessoas consultadas entendem que os tribunais de contas devem priorizar seu relacionamento com a sociedade e com outros órgãos de controle. Com relação à gestão dos tribunais de contas, as respostas mais destacadas foram o “uso das tecnologias da informação nas atividades de gestão e fiscalização”, o “comprometimento de gestores e servidores com os resultados” e a “atuação em parceria com outros órgãos de controle”.

COMO FOI FEITA 

A consulta foi realizada virtualmente no período de 20 de julho a 7 de agosto e contou com a participação de 986 respondentes de todos os estados da Federação, com representantes da sociedade em geral e de segmentos sociais específicos como academia, mídia, setor privado, órgãos de controle, jurisdicionados, entidades do sistema de controle externo, sociedade civil organizada e colaboradores do TCE-GO.

No relatório, é possível a visualização de dados demográficos dos respondentes como origem, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e unidade da federação, bem como o resultado de perguntas ligadas às seguintes dimensões: contexto da administração pública; tribunais de contas e valor para o cidadão e; governança e gestão nos tribunais de contas.

Para o diretor da Diplan, Bruno Batista Luz, a pesquisa obteve representatividade social e sinalizou para a necessidade de esforço para maior participação dos tribunais de contas, em especial do TCE-GO, no contexto social em que estão inseridos, de modo a contribuir para o desenho de ações organizacionais que possam gerar maior valor para o cidadão. Bruno explica também que o resultado obtido vai contribuir na elaboração do novo Plano Estratégico do TCE-GO 2021-2030.

Para a acessar o Relatório Consolidado da Pesquisa, clique aqui.

Para a acessar o Painel Interativo da Pesquisa, clique aqui.

Texto: Alexandre Alfaix (Dicom), com informações da Diplan/TCE-GO
Ilustração: Anderson de Castro (Dicom) e Bárbara Soares, estagiária (convênio TCE-GO/CIEE/PUC-GO)

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

 

 

TCE-GO divulga resultados da pesquisa “Como será o Tribunal de Contas do Futuro”
Respostas mostraram a percepção de atores relevantes dos TCs em todo o Brasil e podem contribuir na elaboração de estratégias dos órgãos de controle
Por $nomeUsuarioPubli
22/03/2022

Uma instituição líder em gestão, democrática, tecnológica e técnica. Essa é a expectativa da maioria das pessoas que responderam à pesquisa em âmbito nacional realizada pela Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (Diplan) do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) sobre “Como Será o Tribunal de Contas do Futuro”. O resultado da pesquisa está disponível a partir de hoje (30/set) no site do TCE-GO.

Um dado relevante da pesquisa, talvez explicado por ter sido respondida espontaneamente e por um público qualificado, foi o alto índice de compreensão do papel de um tribunal de contas (TC): 40,7% afirmaram compreender totalmente e 34,0% compreendem muito. O que se confirma nas respostas seguintes, onde 94,2% afirmaram que um TC atua na fiscalização de recursos públicos, enquanto 45,5% disseram tratar-se de um órgão relevante para a sociedade.

A maioria dos respondentes (75,3%) concorda, pelo menos parcialmente, que os TCs têm contribuído para o combate à pandemia de Covid-19. Por outro lado, 14,3% discordam, parcialmente ou totalmente, de tal contribuição.

Das alternativas ligadas à noção de um TC que faz a diferença na vida do cidadão, as que obtiveram maior número de respostas foram “criar formas de prevenir e combater o mau uso do dinheiro público” e “melhorar o desempenho das políticas e serviços públicos”, “prestar informações a quem delas necessite” e “criar formas de ouvir e entender as necessidades dos cidadãos”.

As pessoas consultadas entendem que os tribunais de contas devem priorizar seu relacionamento com a sociedade e com outros órgãos de controle. Com relação à gestão dos tribunais de contas, as respostas mais destacadas foram o “uso das tecnologias da informação nas atividades de gestão e fiscalização”, o “comprometimento de gestores e servidores com os resultados” e a “atuação em parceria com outros órgãos de controle”.

COMO FOI FEITA 

A consulta foi realizada virtualmente no período de 20 de julho a 7 de agosto e contou com a participação de 986 respondentes de todos os estados da Federação, com representantes da sociedade em geral e de segmentos sociais específicos como academia, mídia, setor privado, órgãos de controle, jurisdicionados, entidades do sistema de controle externo, sociedade civil organizada e colaboradores do TCE-GO.

No relatório, é possível a visualização de dados demográficos dos respondentes como origem, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e unidade da federação, bem como o resultado de perguntas ligadas às seguintes dimensões: contexto da administração pública; tribunais de contas e valor para o cidadão e; governança e gestão nos tribunais de contas.

Para o diretor da Diplan, Bruno Batista Luz, a pesquisa obteve representatividade social e sinalizou para a necessidade de esforço para maior participação dos tribunais de contas, em especial do TCE-GO, no contexto social em que estão inseridos, de modo a contribuir para o desenho de ações organizacionais que possam gerar maior valor para o cidadão. Bruno explica também que o resultado obtido vai contribuir na elaboração do novo Plano Estratégico do TCE-GO 2021-2030.

Para a acessar o Relatório Consolidado da Pesquisa, clique aqui.

Para a acessar o Painel Interativo da Pesquisa, clique aqui.

Texto: Alexandre Alfaix (Dicom), com informações da Diplan/TCE-GO
Ilustração: Anderson de Castro (Dicom) e Bárbara Soares, estagiária (convênio TCE-GO/CIEE/PUC-GO)

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

-


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

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