Gestão de Riscos

Risco é a possibilidade de um evento afetar, positivamente ou negativamente, o alcance de um ou mais objetivos de uma instituição. A Gestão de Riscos no TCE-GO está inserida no contexto do Sistema de Gestão Integrado (SGI) de forma a contemplar os requisitos das normas ISO 9001:2015 e 14001:2015, bem como da ISO/IEC 27001:2013.

Coordenado pela Diretoria de Governança, Planejamento e Gestão (Diplan), o Sistema de Gestão de Riscos do TCE-GO (SGR/TCE-GO) foi estabelecido pela Resolução Normativa nº 06/2020 e possui como objetivo auxiliar a tomada de decisão por parte da alta direção, preparando a organização para lidar com futuros eventos negativos e/ou oportunidades.

O TCE-GO faz uso de abordagem de riscos institucionais por meio do PO – Gerir Riscos, que tem como objetivo padronizar a gestão dos riscos institucionais, com foco na maximização de oportunidades e na redução de incertezas. As atividades padronizadas acompanham os ciclos bianuais de gestão e consistem na identificação (à luz dos objetivos estratégicos), na análise, na priorização e no gerenciamento dos riscos. Os riscos são gerenciados no Sistema SGP e subsidiam a elaboração dos Planos institucionais de nível tático e operacional, de modo que as iniciativas de melhoria são planejadas à luz dos riscos gerenciados.