Observatório de Políticas Públicas do TCE-GO é apresentado em evento nacional
Observatório de Políticas Públicas do TCE-GO é apresentado em evento nacional
Presidente e servidores explicaram funcionamento e possibilidades do portal
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 13/11/2024
O Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) foi apresentado durante o 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC). A exposição foi realizada hoje (13/nov) no stand da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com falas do Presidente do TCE-GO, Conselheiro Saulo Mesquita, do secretário de Controle Externo, Sérvio Túlio Teixeira, da chefe do Serviço de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas, Vânia Mara de Souza e Silva, e da auditora de controle externo Isadora Ayres.
A apresentação destacou a metodologia aplicada pelo TCE-GO na construção dos painéis, anotando que o conjunto de dados abertos são acessíveis a todos em sua integralidade, o que possibilita o seu aproveitamento por outras instituições de controle, pela sociedade civil e pela academia.
Sérvio ressaltou a expressiva presença de servidores e membros de tribunais de contas de todo o país. “A gente espera que o Observatório seja utilizado por esses tribunais. A gente reuniu dados de todos os entes federados e isso está disponível para que todo o Sistema de Controle possa utilizar”, afirmou. Ele também espera que a iniciativa inspire ações com foco nos benefícios à população e no aprimoramento de políticas públicas.
Ao avaliar a apresentação do Observatório e demais participações do TCE-GO no ENTC, o Presidente Saulo Mesquita comentou que “isso é prova de que o Tribunal está trabalhando, de que está produzindo, e de que nós certamente vamos alcançar os melhores resultados possíveis para a sociedade, que é o nosso objetivo”.
Lançado em setembro, o Observatório é um portal sobre as principais políticas públicas em execução em Goiás e nas demais unidades federativas do país. Ele organiza e sistematiza, em linguagem gráfica e acessível, os indicadores de cada política, com o objetivo de elevar a transparência sobre as ações governamentais e estimular o controle social, induzir a melhoria do processo de implementação de políticas públicas pelos gestores públicos e auxiliar a estratégia de controle externo.
Dados sobre políticas de segurança pública foram disponibilizadas no primeiro dia do ENTC. Além deles, o Observatório conta com indicadores de educação e saúde, estando previsto para o ano que vem o lançamento de dados sobre desenvolvimento social, meio ambiente, infraestrutura e transportes, economia e finanças públicas e administração governamental e transparência pública.
Texto: Bruno Balduino
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| Observatório de Políticas Públicas do TCE-GO é apresentado em evento nacional |
| Presidente e servidores explicaram funcionamento e possibilidades do portal |
| Por $nomeUsuarioPubli |
O Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) foi apresentado durante o 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC). A exposição foi realizada hoje (13/nov) no stand da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com falas do Presidente do TCE-GO, Conselheiro Saulo Mesquita, do secretário de Controle Externo, Sérvio Túlio Teixeira, da chefe do Serviço de Avaliação e Inovação em Políticas Públicas, Vânia Mara de Souza e Silva, e da auditora de controle externo Isadora Ayres. A apresentação destacou a metodologia aplicada pelo TCE-GO na construção dos painéis, anotando que o conjunto de dados abertos são acessíveis a todos em sua integralidade, o que possibilita o seu aproveitamento por outras instituições de controle, pela sociedade civil e pela academia. Sérvio ressaltou a expressiva presença de servidores e membros de tribunais de contas de todo o país. “A gente espera que o Observatório seja utilizado por esses tribunais. A gente reuniu dados de todos os entes federados e isso está disponível para que todo o Sistema de Controle possa utilizar”, afirmou. Ele também espera que a iniciativa inspire ações com foco nos benefícios à população e no aprimoramento de políticas públicas. Ao avaliar a apresentação do Observatório e demais participações do TCE-GO no ENTC, o Presidente Saulo Mesquita comentou que “isso é prova de que o Tribunal está trabalhando, de que está produzindo, e de que nós certamente vamos alcançar os melhores resultados possíveis para a sociedade, que é o nosso objetivo”. Lançado em setembro, o Observatório é um portal sobre as principais políticas públicas em execução em Goiás e nas demais unidades federativas do país. Ele organiza e sistematiza, em linguagem gráfica e acessível, os indicadores de cada política, com o objetivo de elevar a transparência sobre as ações governamentais e estimular o controle social, induzir a melhoria do processo de implementação de políticas públicas pelos gestores públicos e auxiliar a estratégia de controle externo. Dados sobre políticas de segurança pública foram disponibilizadas no primeiro dia do ENTC. Além deles, o Observatório conta com indicadores de educação e saúde, estando previsto para o ano que vem o lançamento de dados sobre desenvolvimento social, meio ambiente, infraestrutura e transportes, economia e finanças públicas e administração governamental e transparência pública. Texto: Bruno Balduino |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 out 2026 17:29:20 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
TCE cria Catálogo de Políticas Públicas do Estado de Goiás
Ferramenta auxiliará o controle externo na escolha dos objetos a serem fiscalizados
15 out 2026 13:45:58 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
Rede Goiana de Ouvidorias realiza 10º seminário no TCE-GO
Evento reuniu representantes de instituições para compartilhar experiências e boas práticas
15 out 2026 12:03:34 calendar_today
person VIVIAN CANDIDA MAIA
Reforma tributária: TCE-GO capacita servidores para fiscalizar transição em Goiás
Mudanças começam em 2027
14 out 2026 18:23:22 calendar_today
person VIVIAN CANDIDA MAIA
Programação do Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público reúne pesquisadores e profissionais de todo o país
Inscrições já estão abertas. Edição deste ano também oferece oficinas
