Palestrantes confirmados do 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público: saiba quem participa
Palestrantes confirmados do 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público: saiba quem participa
Evento será realizado no dia 25 e as inscrições continuam abertas
- person Gabriella Nunes De Gouvêa
- schedule 11/09/2025
- Atualizado em 12/09/2025
Representantes da Câmara dos Deputados, do Banco Central, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Prefeitura do Recife estão entre os palestrantes confirmados do 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público, que ocorre no dia 25 de setembro na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). Voltado a gestores públicos e servidores da área de comunicação, jornalistas, estudantes e pesquisadores, o evento é uma realização do TCE-GO em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).
Ao todo, serão três palestras e três painéis de discussão. Além de estimular a troca de experiências, o encontro é dedicado à qualificação e à ampliação das conexões entre os profissionais que atuam na área. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas de forma gratuita por meio da plataforma Sophos, do TCM-GO. Confira a programação completa e participe!
1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público
25 de setembro de 2025
Palestra técnica 1 (9h40)
Os 12 princípios da comunicação pública, importância do respeito à LAI e do bom relacionamento com a imprensa
Palestrante: Cláudia Lemos
Servidora da Câmara dos Deputados, é supervisora do Escritório de Gestão Estratégica da Diretoria de Comunicação e Mídias Digitais. Atua também como professora do Mestrado Profissional em Ciência Política/Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). Jornalista, é mestre e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mais de 35 anos de experiência em assessoria e coordenação de equipes de comunicação em instituições privadas e públicas. Foi secretária de Comunicação da Procuradoria-Geral da República e do Conselho Nacional do Ministério Público e integrou as equipes de comunicação do Supremo Tribunal Federal e da Presidência da República. Presidiu a ABCPública entre 2021 e 2024 e atualmente é vice-presidente da entidade. Entre setembro de 2024 e março de 2025 foi pesquisadora visitante na Universidade de Leeds, na Inglaterra, onde estudou o uso da narrativa na comunicação da Câmara dos Deputados e da House of Commons. Também foi pesquisadora visitante na Northwestern University, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright, onde desenvolveu um estudo comparado sobre as estratégias de comunicação da Justiça no Brasil e nos Estados Unidos.
Palestra técnica 2 (10h25)
Limites legais para publicações nos perfis de redes sociais de instituições e gestores públicos
Palestrante: Lucas César Costa Ferreira
Promotor de Justiça do MPGO, é coordenador do Núcleo de Assessoramento Temático e de Fomento à Articulação na Área Eleitoral (NAT Eleitoral). Mestre em Direito e Políticas Públicas pela UFG, é especialista em “Ordem Jurídica e Ministério Público”, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e em “O Novo Código de Processo Civil em perspectiva e as tutelas coletivas”, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FESMP/RS).
Palestra magna (11h10)
Os desafios enfrentados pelas instituições públicas para se comunicar com efetividade em tempos de polarização e desinformação
Palestrante: Felipe Nunes
Diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria e professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), Felipe Nunes é doutor em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Coautor do livro “Biografia do abismo”, lançado em 2023 e um dos semifinalistas do prêmio Jabuti 2024 na categoria não-ficção, Nunes é reconhecido nacional e internacionalmente por seus estudos e pesquisas sobre polarização política, desinformação e eleições. Especialista no monitoramento de redes sociais, Felipe Nunes é o inventor e dono da patente do Índice de Popularidade Digital (IPD), que monitora de forma contínua a imagem e reputação de pessoas e marcas nas mídias sociais.
Painel 1 - Mais diálogo na Comunicação Pública (14h)
“Participação cidadã no TCU”, com Maria Paula Estellita Lins
Auditora federal de controle externo do TCU, é diretora de Relacionamento com Cidadão, Governos e Órgãos de Controle. Também atuou como Diretora de Inovação e Cultura. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, é graduada em psicologia e em pedagogia, ambas pela Universidade de Brasília (UnB), e licenciada em artes plásticas pela Faculdade Dulcina de Moraes. Possui especializações em Gestalt-terapia, Psicodrama Aplicado e Educação Corporativa, além de MBA em Psicologia Positiva. Experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho (Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Liderança e Gestão), com mais de 30 anos de atuação, inclusive como facilitadora em ações de desenvolvimento pessoal, de liderança e de equipes. É conteudista e facilitadora de módulos de Liderança Humanizada e do curso de Inteligência Emocional na plataforma EVG da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
“Rede de Comunicação dos Municípios do Espírito Santo”, com Clarissa Scárdua
Coordenadora de Publicidade e Redes Sociais da Secretaria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). É jornalista, pós-graduada em Gestão de Assessoria de Comunicação e especialista em Gestão de Mídias Sociais. Possui mais de 20 anos de experiência em comunicação pública.
Painel 2 - Comunicação Pública é da conta dos órgãos de controle? (15h)
“Auditoria nos gastos com publicidade do Governo Federal”, com Jéfferson Curtinovi
Auditor federal de controle externo do TCU, é secretário-adjunto da instituição no Rio Grande do Sul. Jornalista, possui mestrado em comunicação pela UnB e tem experiência nas áreas de auditoria e comunicação. É membro da ABCPública, foi coordenador-adjunto do Comitê de Políticas de Comunicação do Ministério Público, vinculado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CPCom/CNMP), entre 2018 e 2019. Atuou na RBS entre 2000 e 2008 e no Ministério Público Federal, como analista de comunicação, entre 2009 e 2023.
“Uso de IA para auditar gastos com publicidade em Goiás”, com Maurício Barros de Jesus
Auditor de controle externo do TCE-GO, é chefe do Serviço de Inteligência Artificial, unidade dedicada a criar soluções de IA para modernizar rotinas e apoiar a fiscalização pública. É mestre em Computação Aplicada pela UnB e bacharel em engenharia de computação pela UFG. Tem experiência em ciência de dados, inteligência artificial e processamento de linguagem natural, com publicações que demonstram a relevância da tecnologia para a transparência e a eficiência das auditorias.
Painel 3 - Foco no cidadão e leveza como estratégias para conquista da credibilidade (16h)
“A comunicação do Banco Central nas Redes Sociais”, com Gustavo Igreja
Chefe da Divisão de Comunicação Audiovisual do Banco Central, é comunicador formado pela UnB e possui MBA pela Syracuse University, nos Estados Unidos. No Banco Central, também liderou equipes de comunicação interna, produção de conteúdos jornalísticos e de mídias sociais. É consultor em Comunicação Institucional e especialista em transformar conteúdos complexos em linguagem acessível. Antes de ingressar no BC, há 13 anos, foi repórter em veículos nacionais e assessor de comunicação da Petrobras.
“A comunicação da Prefeitura do Recife nas Redes Sociais”, com Danielle Lima
Chefe do Gabinete de Comunicação da Prefeitura do Recife, é jornalista com pós-graduação em Propaganda e Marketing pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Relações Públicas (ESURP). Atuou na área de comunicação do poder executivo pernambucano, em pastas como Planejamento, Orçamento e Gestão e Desenvolvimento Econômico, onde foi coordenadora de Comunicação do Complexo Industrial e Portuário de Suape. No âmbito municipal, foi diretora de Comunicação da Prefeitura do Ipojuca e secretária de Comunicação da Prefeitura de Goiana. No Recife, ocupou cargos nas Secretarias de Imprensa e Comunicação e atuou como assessora especial do Gabinete de Comunicação municipal.
Texto: Gabriella Gouvêa
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
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Palestrantes confirmados do 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público: saiba quem participa |
Evento será realizado no dia 25 e as inscrições continuam abertas |
Por $nomeUsuarioPubli |
12/09/2025 |
Representantes da Câmara dos Deputados, do Banco Central, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Prefeitura do Recife estão entre os palestrantes confirmados do 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público, que ocorre no dia 25 de setembro na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). Voltado a gestores públicos e servidores da área de comunicação, jornalistas, estudantes e pesquisadores, o evento é uma realização do TCE-GO em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). Ao todo, serão três palestras e três painéis de discussão. Além de estimular a troca de experiências, o encontro é dedicado à qualificação e à ampliação das conexões entre os profissionais que atuam na área. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas de forma gratuita por meio da plataforma Sophos, do TCM-GO. Confira a programação completa e participe! 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público Palestra técnica 1 (9h40) Os 12 princípios da comunicação pública, importância do respeito à LAI e do bom relacionamento com a imprensa Palestrante: Cláudia Lemos Servidora da Câmara dos Deputados, é supervisora do Escritório de Gestão Estratégica da Diretoria de Comunicação e Mídias Digitais. Atua também como professora do Mestrado Profissional em Ciência Política/Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). Jornalista, é mestre e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mais de 35 anos de experiência em assessoria e coordenação de equipes de comunicação em instituições privadas e públicas. Foi secretária de Comunicação da Procuradoria-Geral da República e do Conselho Nacional do Ministério Público e integrou as equipes de comunicação do Supremo Tribunal Federal e da Presidência da República. Presidiu a ABCPública entre 2021 e 2024 e atualmente é vice-presidente da entidade. Entre setembro de 2024 e março de 2025 foi pesquisadora visitante na Universidade de Leeds, na Inglaterra, onde estudou o uso da narrativa na comunicação da Câmara dos Deputados e da House of Commons. Também foi pesquisadora visitante na Northwestern University, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright, onde desenvolveu um estudo comparado sobre as estratégias de comunicação da Justiça no Brasil e nos Estados Unidos. Palestra técnica 2 (10h25) Limites legais para publicações nos perfis de redes sociais de instituições e gestores públicos Palestrante: Lucas César Costa Ferreira Promotor de Justiça do MPGO, é coordenador do Núcleo de Assessoramento Temático e de Fomento à Articulação na Área Eleitoral (NAT Eleitoral). Mestre em Direito e Políticas Públicas pela UFG, é especialista em “Ordem Jurídica e Ministério Público”, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e em “O Novo Código de Processo Civil em perspectiva e as tutelas coletivas”, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FESMP/RS).
Os desafios enfrentados pelas instituições públicas para se comunicar com efetividade em tempos de polarização e desinformação Palestrante: Felipe Nunes Diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria e professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), Felipe Nunes é doutor em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Coautor do livro “Biografia do abismo”, lançado em 2023 e um dos semifinalistas do prêmio Jabuti 2024 na categoria não-ficção, Nunes é reconhecido nacional e internacionalmente por seus estudos e pesquisas sobre polarização política, desinformação e eleições. Especialista no monitoramento de redes sociais, Felipe Nunes é o inventor e dono da patente do Índice de Popularidade Digital (IPD), que monitora de forma contínua a imagem e reputação de pessoas e marcas nas mídias sociais. Painel 1 - Mais diálogo na Comunicação Pública (14h) “Participação cidadã no TCU”, com Maria Paula Estellita Lins Auditora federal de controle externo do TCU, é diretora de Relacionamento com Cidadão, Governos e Órgãos de Controle. Também atuou como Diretora de Inovação e Cultura. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, é graduada em psicologia e em pedagogia, ambas pela Universidade de Brasília (UnB), e licenciada em artes plásticas pela Faculdade Dulcina de Moraes. Possui especializações em Gestalt-terapia, Psicodrama Aplicado e Educação Corporativa, além de MBA em Psicologia Positiva. Experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho (Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Liderança e Gestão), com mais de 30 anos de atuação, inclusive como facilitadora em ações de desenvolvimento pessoal, de liderança e de equipes. É conteudista e facilitadora de módulos de Liderança Humanizada e do curso de Inteligência Emocional na plataforma EVG da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). “Rede de Comunicação dos Municípios do Espírito Santo”, com Clarissa Scárdua Coordenadora de Publicidade e Redes Sociais da Secretaria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). É jornalista, pós-graduada em Gestão de Assessoria de Comunicação e especialista em Gestão de Mídias Sociais. Possui mais de 20 anos de experiência em comunicação pública. Painel 2 - Comunicação Pública é da conta dos órgãos de controle? (15h) “Auditoria nos gastos com publicidade do Governo Federal”, com Jéfferson Curtinovi Auditor federal de controle externo do TCU, é secretário-adjunto da instituição no Rio Grande do Sul. Jornalista, possui mestrado em comunicação pela UnB e tem experiência nas áreas de auditoria e comunicação. É membro da ABCPública, foi coordenador-adjunto do Comitê de Políticas de Comunicação do Ministério Público, vinculado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CPCom/CNMP), entre 2018 e 2019. Atuou na RBS entre 2000 e 2008 e no Ministério Público Federal, como analista de comunicação, entre 2009 e 2023. “Uso de IA para auditar gastos com publicidade em Goiás”, com Maurício Barros de Jesus Auditor de controle externo do TCE-GO, é chefe do Serviço de Inteligência Artificial, unidade dedicada a criar soluções de IA para modernizar rotinas e apoiar a fiscalização pública. É mestre em Computação Aplicada pela UnB e bacharel em engenharia de computação pela UFG. Tem experiência em ciência de dados, inteligência artificial e processamento de linguagem natural, com publicações que demonstram a relevância da tecnologia para a transparência e a eficiência das auditorias. Painel 3 - Foco no cidadão e leveza como estratégias para conquista da credibilidade (16h) “A comunicação do Banco Central nas Redes Sociais”, com Gustavo Igreja Chefe da Divisão de Comunicação Audiovisual do Banco Central, é comunicador formado pela UnB e possui MBA pela Syracuse University, nos Estados Unidos. No Banco Central, também liderou equipes de comunicação interna, produção de conteúdos jornalísticos e de mídias sociais. É consultor em Comunicação Institucional e especialista em transformar conteúdos complexos em linguagem acessível. Antes de ingressar no BC, há 13 anos, foi repórter em veículos nacionais e assessor de comunicação da Petrobras. “A comunicação da Prefeitura do Recife nas Redes Sociais”, com Danielle Lima Chefe do Gabinete de Comunicação da Prefeitura do Recife, é jornalista com pós-graduação em Propaganda e Marketing pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Relações Públicas (ESURP). Atuou na área de comunicação do poder executivo pernambucano, em pastas como Planejamento, Orçamento e Gestão e Desenvolvimento Econômico, onde foi coordenadora de Comunicação do Complexo Industrial e Portuário de Suape. No âmbito municipal, foi diretora de Comunicação da Prefeitura do Ipojuca e secretária de Comunicação da Prefeitura de Goiana. No Recife, ocupou cargos nas Secretarias de Imprensa e Comunicação e atuou como assessora especial do Gabinete de Comunicação municipal. Texto: Gabriella Gouvêa |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
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