Universalização do saneamento é pauta de mesa técnica promovida pelo TCE-GO
Universalização do saneamento é pauta de mesa técnica promovida pelo TCE-GO
Encontro foi dedicado à discussão do projeto de parceria público-privada
- person Adriano Souza Frausino Preira
- schedule 12/08/2025
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) promoveu na tarde desta segunda-feira (11/ago), sob a condução do conselheiro Kennedy Trindade, uma mesa técnica dedicada ao projeto de parceria público-privada para universalização do acesso à coleta e tratamento de esgoto em Goiás. Ao todo, 216 municípios vão ser beneficiados. Na ocasião, a equipe técnica do Tribunal apresentou apontamentos e sugestões de melhoria relativos aos documentos que compõem a primeira fase do projeto, como os relatórios de avaliação técnico-operacional e de avaliação socioambiental.
A apresentação da pauta da reunião ficou a cargo de servidores da Gerência de Fiscalização do Eixo Social e, também, do Serviço de Fiscalização da Infraestrutura e Meio Ambiente do TCE-GO. Os apontamentos foram discutidos junto a representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Saneago, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e às empresas integrantes do consórcio responsável pela elaboração do projeto.
“A equipe técnica do Tribunal conseguiu, com muito estudo e dedicação, nos trazer uma radiografia de tudo aquilo que está sendo construído para essa parceria público-privada. No dia 15 de setembro faremos a segunda mesa técnica e o que discutimos aqui hoje será mitigado nessa próxima reunião”, destacou o conselheiro Kennedy Trindade. Para a coordenadora-geral do projeto e vice-presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Eliane Simonini, “a mesa técnica permite aperfeiçoar a proposta e, assim, realizar um leilão mais atrativo e eficiente”.
Segundo Eliane, uma audiência pública deve ser realizada em breve e, além disso, duas consultas públicas estão abertas e recebem, até 2 de setembro, contribuições da sociedade para o projeto. O advogado Wladimir Antonio, que representa uma das empresas integrantes do consórcio contratado pelo BNDES para realização de estudos e definição do modelo de PPP a ser adotado, destaca que as mesas técnicas promovidas pelo Tribunal são um modelo a ser replicado. “Essa talvez seja a forma mais prática e objetiva de melhorar a qualidade dos projetos desenvolvidos”, concluiu.
Leia mais
TCE-GO conhece proposta de parceria público privada para o esgoto em Goiás
TCE-GO vai analisar documentos sobre PPP no saneamento básico
TCE-GO vai acompanhar elaboração de projeto de PPPs para universalizar esgoto em Goiás
Texto: Gabriella Gouvêa
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
| Universalização do saneamento é pauta de mesa técnica promovida pelo TCE-GO |
| Encontro foi dedicado à discussão do projeto de parceria público-privada |
| Por $nomeUsuarioPubli |
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) promoveu na tarde desta segunda-feira (11/ago), sob a condução do conselheiro Kennedy Trindade, uma mesa técnica dedicada ao projeto de parceria público-privada para universalização do acesso à coleta e tratamento de esgoto em Goiás. Ao todo, 216 municípios vão ser beneficiados. Na ocasião, a equipe técnica do Tribunal apresentou apontamentos e sugestões de melhoria relativos aos documentos que compõem a primeira fase do projeto, como os relatórios de avaliação técnico-operacional e de avaliação socioambiental. A apresentação da pauta da reunião ficou a cargo de servidores da Gerência de Fiscalização do Eixo Social e, também, do Serviço de Fiscalização da Infraestrutura e Meio Ambiente do TCE-GO. Os apontamentos foram discutidos junto a representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Saneago, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e às empresas integrantes do consórcio responsável pela elaboração do projeto. “A equipe técnica do Tribunal conseguiu, com muito estudo e dedicação, nos trazer uma radiografia de tudo aquilo que está sendo construído para essa parceria público-privada. No dia 15 de setembro faremos a segunda mesa técnica e o que discutimos aqui hoje será mitigado nessa próxima reunião”, destacou o conselheiro Kennedy Trindade. Para a coordenadora-geral do projeto e vice-presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Eliane Simonini, “a mesa técnica permite aperfeiçoar a proposta e, assim, realizar um leilão mais atrativo e eficiente”. Segundo Eliane, uma audiência pública deve ser realizada em breve e, além disso, duas consultas públicas estão abertas e recebem, até 2 de setembro, contribuições da sociedade para o projeto. O advogado Wladimir Antonio, que representa uma das empresas integrantes do consórcio contratado pelo BNDES para realização de estudos e definição do modelo de PPP a ser adotado, destaca que as mesas técnicas promovidas pelo Tribunal são um modelo a ser replicado. “Essa talvez seja a forma mais prática e objetiva de melhorar a qualidade dos projetos desenvolvidos”, concluiu. Leia mais TCE-GO conhece proposta de parceria público privada para o esgoto em Goiás TCE-GO vai analisar documentos sobre PPP no saneamento básico TCE-GO vai acompanhar elaboração de projeto de PPPs para universalizar esgoto em Goiás |
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
|
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
28 mai 2026 17:25:25 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Diálogo Público reúne instituições públicas em debate sobre Maio Amarelo
Participantes debateram a segurança no trânsito e a integração dos órgãos relacionados
27 mai 2026 20:02:13 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Palestras sobre análise de políticas públicas encerram Jornada do Conhecimento
Último dia de atividades do evento, na sede do TCE-GO, destacou atuação indutora do controle externo
27 mai 2026 16:04:54 calendar_today
person Adriano Souza Frausino Preira
Rede de Secretários de TI recebe Prêmio Brasil de Gestão Pública
Diretor de TI do TCE-GO representou a instituição na cerimônia
27 mai 2026 11:35:10 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Projeto Escuta nas Escolas registra mais de 185 mil participações
Questionários reúnem visões de alunos, pais e professores para orientar a atuação do TCE-GO
